Pasta de goiaba ou goiabada é uma forma deliciosa de comer a fruta. É muito popular na maior parte da América Latina e do Caribe.
O que pode ter começado como um substituto para a geleia de marmelo, alcançou fama por conta própria. É também um excelente meio de conservação da fruta e aproveitamento de goiabas maduras.
O tom magenta vibrante parece tão bom quanto tem gosto. É delicioso por si só. Mas é igualmente popular em sobremesas. Às vezes também é adicionado a pratos salgados para sabores contrastantes.
O que é goiabada
A pasta de goiaba é uma pasta gelatinosa densa feita com purê de fruta e açúcar . A pectina é às vezes adicionada para dar uma consistência gelatinosa. Também é conhecida como pasta de guayaba em espanhol.
É um ingrediente de sobremesa popular na maior parte da América Latina, especialmente aqui no Brasil.
Os portugueses gostavam tanto desta preparação que também a introduziram nas suas colônias. Por exemplo, eles o trouxeram para Goa, na Índia, onde é conhecido como perad.
Embora a textura mais comum seja uma placa espessa parecida com uma gelatina, ela também está disponível como uma pasta fina e como pasta.
Como fazer goiabada?
Você pode fazer goiabada em casa. Demora um pouco, mas é fácil e não requer muita habilidade. Você só precisa de goiabas e açúcar.
Esta receita demora um pouco, mas o resultado vale a pena. Você pode usar a goiabada para recheio de pastéis ou bolos, adicionar aos seus pratos salgados ou servir com queijo salgado.
- Dispositivo: liquidificador, filtro de malha
- Tempo de preparação: 30 minutosTempo de cozimento: 1 hora e 10 minutos
- Tempo de resfriamento: 20 minutos
- Tempo total: 1 hora e 40 minutos
Ingredientes
- 500 gramas de goiaba
- 4-5 xícaras de açúcar
- 1 1/2 xícara de água
Ah, e não esqueça de ler esse artigo também: Aqui estão 5 formas deliciosas de comer goiabada
Instruções
- Para o preparo, lave bem as frutas e corte-as ao meio. Retire as sementes com uma colher de chá e junte-as em uma tigela.
- Despeje um copo d’água sobre as sementes e a polpa. Deixe-os de molho em água por pelo menos meia hora.
- Coe a polpa e as sementes, certificando-se de obter o máximo de polpa possível. Tenha cuidado para garantir que as sementes sejam esticadas.
- Enquanto isso, coloque as frutas cortadas junto com a casca em uma panela de fundo grosso com meio copo de água. Leve a fruta e a água para ferver.
- Abaixe o fogo e cozinhe as frutas na água, mexendo a panela com frequência para evitar que grudem na frigideira.
- Adicione a polpa coada à panela de frutas amolecidas.
- Quando a fruta amolecer, despeje no liquidificador junto com a polpa. Bata a fruta até que fique semelhante a um smoothie grosso.
- Meça a polpa e coloque-a de volta na assadeira. Adicione uma quantidade igual de açúcar e mexa.
- Coloque isso em fogo baixo e cozinhe. Continue mexendo com uma colher de pau para evitar que grude no fundo e queime. deve reduzir quase pela metade. Isso vai levar algum tempo, quase uma hora. A mistura vai ficar mais espessa, formando uma camada grossa na colher.
- Retire do fogo e bata com a colher de pau por alguns minutos. Ele vai engrossar ainda mais à medida que esfria.
- A goiabada está pronta. Você pode armazená-lo em frascos esterilizados.
Pasta de goiaba, queijo e rodelas de goiaba em travessa de madeira
Cuidado ao cozinhar a goiabada. A pasta cristalizada está bastante quente. Assegure-se de que esfrie antes de despejar em potes.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts