A sertralina, um antidepressivo, pode funcionar melhor para aliviar a ansiedade do que para aliviar os sintomas de depressão a que se destina.
Isso poderia ter um impacto no curso posterior de tratamentos para a depressão. Estas são as conclusões de um ensaio clínico liderado pela University College London. O artigo foi publicado no The Lancet Psychiatry Journal.
O ensaio randomizado pragmático, duplo-cego e controlado por placebo foi financiado pelo National Institute of Health Research.
O que é a sertralina?
A sertralina é uma classe de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), que está comumente disponível como Zoloft.
Além da depressão, também é prescrito para tratar o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e ataques de pânico.
Leia também: A gratidão tem seus benefícios, mas não cura a depressão, revela estudo
Menos ansiedade, mais bem-estar no geral
“Parece que as pessoas que tomam o medicamento estão se sentindo menos ansiosas, então se sentem melhor no geral, mesmo que seus sintomas depressivos sejam menos afetados”, disse a autora principal do estudo, Dra. Gemma Lewis.
Embora o estudo observe que a sertralina aborda a ansiedade mais rapidamente do que a depressão, os pesquisadores dizem que essas descobertas apóiam a prescrição de antidepressivos para pessoas que apresentam sintomas depressivos. A maioria das pessoas com depressão também apresenta sintomas de ansiedade.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts