Isolar-se socialmente pode te expor duas vezes mais ao risco de diabetes tipo 2, entenda

Solidão | Psicanalista | Psicólogo em São Paulo
Foto: (reprodução/internet)

Agradeça a seus colegas, eles estão salvando você do diabetes. O isolamento social pode mais do que dobrar o risco de diabetes tipo 2, diz o estudo.

Indivíduos socialmente isolados foram diagnosticados com diabetes tipo 2 com freqüência do que aqueles com um grande círculo social, de acordo com uma pesquisa publicada no jornal BMC Public Health.

Isso também sugere que a promoção de integrações sociais e uma mudança no estilo de vida pode prevenir essa doença mortal.

O estudo envolveu a análise das características da rede social de mais de 2.800 participantes por meio de questionários ao longo de um estudo abrangente.

O que os resultados mostraram

  1. Homens que viviam sozinhos tinham chances 94% maiores de diabetes tipo 2.
  2. A falta de participação social levou a chances 60% maiores de pré-diabetes e 112% de diabetes tipo 2 em mulheres em comparação com aquelas com metabolismo de glicose normal. Enquanto as mesmas circunstâncias resultaram em chances 42% maiores de diabetes tipo 2 em homens.

“Os grupos de alto risco para diabetes tipo 2 devem ampliar sua rede e ser incentivados a fazer novos amigos, bem como a se tornarem membros de um clube, como uma organização de voluntários, clube esportivo ou grupo de discussão.”

“Como os homens que vivem sozinhos parecem ter maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, eles devem ser reconhecidos como um grupo de alto risco na área de saúde.”

“Além disso, o tamanho da rede social e a participação em atividades sociais podem eventualmente ser usados ​​como indicadores de risco de diabetes.” disse a Dra. Miranda Schram co-autora do estudo no Centro Médico da Universidade de Maastricht, Holanda.

É possível previnir a diabetes tipo 2

O diabetes tipo 1, no qual o sistema imunológico do corpo é incapaz de produzir insulina, é uma doença não curável.

No entanto, o diabetes tipo 2, em que o corpo não consegue usar a insulina com eficácia, pode ser evitado.

O exercício e a mudança de estilo de vida podem facilmente prevenir um grande número de pessoas que sofrem do tipo 2.

Algumas estatísticas importantes

De acordo com o National Institutes of Health , cerca de 30,3 milhões de americanos sofrem de diabetes. A doença também foi a sétima causa de morte nos Estados Unidos em 2015.

No entanto, um Programa de Prevenção de Diabetes (PPD) financiado pelo NIH descobriu que 30 minutos de exercícios 5 vezes por semana, reduziu drasticamente as chances de diabetes tipo 2 em 58% em uma população de mais de 3.000 adultos com alto risco de diabetes.

Estudos como o realizado pelos pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Maastricht podem ajudar a prevenir, reduzir e detectar o diabetes tipo 2 por meio de novas estratégias.

Então, o que você está esperando? Neste fim de semana, vá ver seus amigos. Salve-se do tipo 2!

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts