Sabemos que o amor pode aliviar nossa dor, mas os pesquisadores agora mediram o efeito analgésico da presença de um parceiro romântico.
Pesquisa publicada pelo Scandinavian Journal of Pain descobriu que a mera presença de um parceiro romântico pode aumentar os níveis de tolerância à dor.
Detalhes do estudo
O experimento foi conduzido em dois locais, Universidade de Ciências da Saúde, Informática Médica e Tecnologia, Áustria e Universidade das Ilhas Baleares, Espanha.
A pesquisa baseou-se em uma amostra de 48 casais heterossexuais com idade média de 25,4 anos.
Para testar a sensibilidade à dor por pressão, os participantes foram testados primeiro por conta própria e, em seguida, na presença passiva de seu parceiro.
Um dispositivo conhecido como algômetro de pressão foi usado para medir a dor. Para verificar a capacidade e tolerância dos participantes à dor, os pesquisadores aumentaram o nível de dor.
Leia também: Como os feromônios funcionam na busca por um parceiro?
Mais resiliência à dor
Posteriormente, os participantes foram convidados a preencher um questionário sobre sua experiência.
Os pesquisadores concluíram que tanto homens quanto mulheres mostram mais resiliência à dor quando seu parceiro está presente na sala.
Eles também descobriram que quando um parceiro exibia maior empatia, o nível de tolerância à dor do participante também aumentava.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts