Aqui estão 6 fatos sobre o coração que não podem passar batidos

Impressão 3D de coração humano pode ser o futuro dos transplantes
Foto: (reprodução/internet)

Coloque a mão no coração como se estivesse dizendo o juramento de fidelidade. Você cruzou a mão direita até o lado esquerdo do peito? Provavelmente. Mas não é onde está o coração. É quase exatamente no meio do peito, entre os pulmões.

A parte inferior do coração se inclina para a esquerda, de modo que os batimentos cardíacos parecem mais proeminentes no lado esquerdo… levando à crença de que todo o órgão reside lá. Gostou de saber disso? Então veja a seguir mais curiosidades sobre o órgão.

1. Ele tem energia

Isso é energia suficiente gerada para cada um dirigir um carro por cerca de 32km. (Você pode acelerar seu trajeto!)

2. O estetoscópio foi criado por um motivo interessante

O estetoscópio é um instrumento médico onipresente, sempre colocado em volta do pescoço do médico para ouvir os batimentos cardíacos do paciente.

Foi inventado pelo médico francês Rene Laennec no início do século XIX porque ele não achava muito profissional ouvir o coração das pacientes como outros médicos: colocando o ouvido diretamente no peito.

3. Ele tem muito poder

O coração bombeia o sangue que vai para todas as outras partes do corpo para fazê-las funcionar, mas apenas 5% do suprimento de sangue do corpo é necessário para alimentar o próprio coração.

4. O motivo por trás do barulho que o coração faz

O que causa o distinto “bump-bump” do batimento cardíaco? As quatro válvulas do órgão fechando quase todas de uma vez.

Mais artigos com esse tema: Descubra os inúmeros benefícios das nozes para a saúde do seu coração

5. É um órgão que desperta curiosidade há milênios

Os gregos antigos pensavam que o conhecimento humano residia no lado esquerdo do coração. Os antigos egípcios pensavam que o coração se movia dentro do corpo quando bem entendia.

6. Câncer de coração é uma possibilidade remota

Por outro lado, o câncer de coração é muito raro. Essa doença é causada por uma anormalidade na divisão celular e, como as células do coração param de se dividir, há menos chance de ocorrer câncer.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press