
O óleo de lavanda é um dos melhores óleos essenciais para tratar acne, furúnculos e abcessos, pois tem propriedades antibacterianas e antiinflamatórias.
Você pode aplicar óleo de lavanda diluído em água na pele do rosto para ajudar a desintoxicar a pele, curar a acne e prevenir o aparecimento de acne.
Como alternativa, você pode misturar óleo de lavanda e coco ou hamamélis e aplicar em peles com tendência a acne.
1. Acalma eczema e doenças de pele seca
De acordo com a The Illustrated Encyclopedia of Essential Oils de Julia Lawless, o óleo de lavanda ajuda a tratar o eczema e a pele seca. Você também pode usar uma mistura de óleo de lavanda e jojoba para hidratar a pele e reduzir a coceira.
Para calcanhares secos e rachados, aplique uma mistura de lavanda e óleo de coco nos pés e use um par de meias limpas.
Use-o durante a noite e lave os pés pela manhã. Você notará que a pele fica macia e hidratada em poucos dias.
2. Propriedades antiinflamatórias
O óleo de lavanda tem propriedades antiinflamatórias e analgésicas, confirmadas em estudo realizado em animais por uma equipe de pesquisadores brasileiros.
Vários estudos investigaram as propriedades relaxantes e sedativas do óleo e avaliaram que ele pode ajudar a acalmar o sistema imunológico, além de ter um efeito mental relaxante.
O óleo de lavanda misturado a um óleo carreador como o óleo de coco pode ser aplicado topicamente para reduzir a inflamação causada por pequenas queimaduras e picadas de insetos.
O óleo também pode ajudar a anestesiar a dor causada por dores de cabeça, de dente, entorses e feridas.
3. Propriedades Antifúngicas
Um estudo comparativo de óleo essencial de lavanda, bebida fermentada de lavanda e um popular creme antifúngico mostrou que o óleo de lavanda tinha a maior eficácia antifúngica, particularmente em infecções de pele por Candida, pé de atleta e micose.
Os pesquisadores sugerem que a lavanda pode ser um substituto adequado para drogas químicas e também pode ser usada como um tratamento alternativo.
No entanto, mais estudos são necessários para explorar o potencial terapêutico do óleo de lavanda para candidíase em humanos.
Não perca: Como utilizar óleo essencial de lavanda nos cabelos?
4. Velocidade de cicatrização de feridas
Você também pode aplicar óleo de lavanda em cortes, arranhões e feridas para uma cura rápida e por suas propriedades anti-sépticas.
Um relatório de 2016 publicado no BMC Complementary and Alternative Medicine revelou que a aplicação tópica de óleo de lavanda aumentou a produção de colágeno e ajudou a curar feridas.
Os pesquisadores descobriram que o tratamento com óleo de lavanda em feridas em ratos de laboratório aumentou a formação de tecido granular, acelerando o processo de cicatrização da ferida.
5. Pode prevenir rugas
Rugas e linhas finas são formadas principalmente devido à superexposição ao sol e ao estresse oxidativo no corpo.
O óleo de lavanda rico em antioxidantes tem um efeito duplo, pois protege a pele da radiação ultravioleta prejudicial e tem propriedades anti-radicais.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts