Como se proteger do coronavírus em transporte públicos

ANÚNCIO

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus em nossa sociedade, diversas medidas tiveram de ser tomadas. Tudo isso para amenizar o impacto do vírus na vida das pessoas, que se viram extremamente ameaçadas com o número alto de vítimas.

Porém, como a pandemia acabou se alastrando por mais tempo do que o imaginado de início, as pessoas tiveram que retomar suas vidas da maneira que dava, com muitas delas tendo que se deslocar através do transporte público.

ANÚNCIO

Por mais que as medidas de distanciamento social tenham sido adotadas pela grande maioria dos países do mundo, se torna impossível manter o isolamento no transporte público, e por isso, é importante saber como se proteger do coronavírus dentro dos ônibus e metrôs das cidades.

Como se proteger do coronavírus em transporte públicos
Fonte: (reprodução/internet)

Confira aqui alguns cuidados necessários para se proteger do coronavírus no transporte público.

Cuidados no transporte público

Por muitas vezes ser impossível manter a distância de 1 metro das pessoas dentro do transporte público, é necessário que os passageiros tomem alguns cuidados extras enquanto estiver dentro do ônibus ou do metrô.

ANÚNCIO

Lembre-se que os cuidados com o coronavírus protegem você e sua família, portanto, é importante ficar sempre atento e não bobear com o vírus. Confira agora algumas dicas para se proteger do coronavírus no transporte público.

Álcool em gel é essencial

Higienizar bem as mãos com álcool em gel antes e depois de estar no veículo é essencial para evitar a propagação do vírus. É importante também, se possível, evitar tocar ao máximo em objetos dentro do transporte público.

Evite tocar no rosto

É imprescindível que não toque no rosto enquanto estiver dentro do transporte público, principalmente após encostar em algo. Caso seja de extrema urgência, higienize as mãos com álcool em gel antes de se tocar.

Janelas abertas

Se estiver próximo a uma janela, trate-a de deixá-la aberta. Ambientes fechados favorecem a infecção pelo vírus, portanto, fazer com que o ar circule mais livremente dentro do transporte público é uma boa maneira de se precaver.

Higienize objetos pessoais

É comum que pessoas acabem utilizando aparelhos celulares e fones de ouvido dentro do transporte público, mas é também importante ficar atento à higiene desses objetos. Higienize eles assim que descer do veículo, vai facilitar com que se mantenha livres do vírus.

Uso de máscara é indispensável

Deixar de utilizar a máscara dentro do transporte é pedir para ser infectado. Lembre-se de cobrir nariz e boca, não deixando essas áreas destampadas. As máscaras de tecido são extremamente recomendadas e ajudam no controle de propagação do vírus.

E as roupas?

Muitas pessoas ainda se perguntam se devem ou não trocar de roupa após chegar em casa e ter utilizado o transporte público ou privado. A resposta para é a questão é: sim. A limpeza da vestimenta usada durante o trajeto deve ser providenciada assim que possível.

“Se o transporte público estiver muito aglomerado, eventualmente pode levar à contaminação, sim. Por isso, é recomendado trocar de roupa ao chegar em casa para diminuir a rede de contágio do novo coronavírus”, disse o Dr. Daniel Garcia ao portal A.C.Camargo.

ANÚNCIO