Saiba como solicitar o crédito pessoal da Caixa Econômica Federal

ANÚNCIO

O Crédito Pessoal da Caixa é um dos mais conhecidos do Brasil porque pode ser usado para vários fins, como: o custeio de uma viagem inesquecível, a reforma da casa, a troca do carro, a compra de um bem… Mas, você sabe como solicitar o empréstimo?

O melhor de tudo é que depois que solicitar o empréstimo pessoal da Caixa você vai ter a chance de usar o dinheiro como quiser, ao passo que terá acesso a condições especiais quanto as taxas de juros e ao prazo de pagamento.

ANÚNCIO

Só que antes de solicitar o empréstimo, independente de qual banco seja, o mais recomendável é que você entende os diferenciais da Caixa, considerando as vantagens, as taxas de juros e os requisitos para solicitar. Confira tudo no decorrer do conteúdo.

As vantagens do empréstimo pessoal

Nós podemos pensar na Caixa Econômica Federal como sendo o banco mais tradicional do país, sendo o responsável por organizar e fazer a gestão de vários recursos do governo federal, como o Bolsa Família, entre outros.

Isso faz com que muitas pessoas optem por solicitar o empréstimo pessoal da Caixa pensando justamente na segurança desse banco. Com tantos anos de experiência, a Caixa é uma das instituições que oferecem mais opções de empréstimos pessoais.

ANÚNCIO

Além disso, muitas pessoas também consideram solicitar o empréstimo pensando no parcelamento flexível, que pode chegar até 60 meses no caso do crédito pessoal e dependendo do relacionamento do cliente com o banco.

O banco ainda possibilita ao consumidor escolher a forma de pagamento – que pode ser em prestações mensais ou de uma só vez, de acordo com a operação que melhor se encaixar no seu orçamento financeiro.

Tipos de empréstimos da Caixa

Como falamos acima, a Caixa é um dos bancos que mais oferecem opções de crédito pessoal, como o crédito para imóvel, para financiamento de veículos e até mesmo as opções voltadas para o uso direto e pessoal, como o cheque especial, o crediário, as antecipações, etc.

Só que o mais conhecido deles é justamente o Crédito Pessoal. Mas, mesmo que você tenha definido que esse é o crédito ideal para você, considere que é preciso consultar as opções dele antes de solicitar o empréstimo da Caixa.

Para você entender melhor, saiba que existe o Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado, o Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado, Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado e o Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado.

E entre essas opções, o que vai mudar é a questão da cobrança dos juros, que podem ser atualizados após a contratação do crédito ou serem fixados, já combinados no ato da contratação. E sobre os juros, vamos ter um tópico abaixo, confira.

Custos do empréstimo pessoal

Por exemplo, se você ainda não é cliente da Caixa Econômica Federal, saiba que mesmo assim poderá solicitar o empréstimo pessoal, desde que faça uma confecção de cadastro para início do seu relacionamento com o banco… Só que isso pode custar R$ 30.

Outra tarifa que pode ter no crédito pessoal da Caixa é o levantamento de informações sobre os riscos do crédito quando há o caráter emergencial do mesmo. Neste caso, a concessão de adiantamento pode ficar em R$ 57,90.

E ainda existem as taxas que podem ser cobradas depois que você solicitar o seu empréstimo pessoal, como no caso da contratação da abertura de crédito do Caixa Fácil Parcelado, que é de 2% sobre o valor do empréstimo.

Já as taxas de custos tributários, que são baseadas na Lei 12.741/12 ficam em 0,65% para o PIS, 4% para COFINS e de 2% a 5% para ISS, além do IOF, que fica em torno de 0,0082% ao dia + 0,38% de alíquota.

Então, aqui é o seguinte, como são muitas taxas de juros e tarifas que podem ser cobradas, considere que tudo vai depender do tipo de crédito que você vai pedir ao banco. E, para todos os tipos, a melhor saída é consultar a Tabela de Tarifas Pessoa Física da Caixa – aqui.

O próprio banco informa que há a cobrança do IOF no ato da contratação do crédito e que todas as tarifas estão listadas na tabela em vigor, que citamos acima, e que também podem ser consultadas em todas as agências Caixa.

Solicitar o empréstimo pessoal

Depois que você considerou aquele que é o melhor crédito para você, saiba que na hora de solicitar o empréstimo o caminho é o mesmo – ir até uma agência bancária da Caixa e falar com os atendentes.

Nas agências vai ser realizada uma análise do seu score financeiro, isto é: o banco vai consultar sobre o seu histórico de pagamentos e outras informações para saber as suas condições de honrar com o pagamento das parcelas do empréstimo.

Depois dessa análise, você precisará ler um contrato de contratação de crédito, onde estarão todas as informações importantes que você precisa saber, como o CET (Custo Efetivo Total), que é um documento que informa todas as taxas do crédito.

Então, é assim que você pode solicitar o seu empréstimo pessoal no banco mais tradicional do país e considere que após a liberação do crédito, você poderá usar os recursos como quiser. Mas, para pedir o crédito existem requisitos – veja a baixo quais são.

Saiba como solicitar o crédito pessoal da Caixa Econômica Federal

Quem pode solicitar o empréstimo?

Quando você for na agência não esqueça de levar os documentos obrigatórios para que os gerentes façam a análise do seu score financeiro, que é imprescindível para a aprovação ou não do crédito.

Então, o que é preciso para solicitar o empréstimo da Caixa? Ter mais de 18 anos comprovados e levar os seguintes documentos: documento original de identificação com foto (RG), o seu CPF original, o comprovante de renda dos 3 últimos meses e o comprovante de residência.

Se você está com problemas para solicitar empréstimo, considere que também pode ter esclarecimentos pelo telefone, através da Central de Atendimento do banco, que funciona através do 0800-726-0101. Outra opção é ver o vídeo abaixo, divulgado pela Caixa:

 
Com informações da Caixa Econômica Federal

ANÚNCIO