Entenda como vespas ajudarão a eliminar uma infestação no antigo lar de Ana Bolena

 

Blickling Hall em Norfolk, Inglaterra.
Foto: (reprodução/internet)

Em uma tentativa inspirada de combater o fogo com fogo, o National Trust da Grã-Bretanha está virando um inseto contra outro na casa ancestral de Ana Bolena.

Como relata a CNN, Blickling Hall em Norfolk, Inglaterra, está de pé pelo menos desde o século XI, quando foi referenciado no mais antigo registro público conhecido da Grã-Bretanha, o Domesday Book.

A propriedade foi comprada pelo avô de Ana Bolena, Sir Geoffrey Bolena, em 1452. E é amplamente acreditado que a própria Ana nasceu ali cerca de meio século depois.

Agora é o lar de traças

Agora, no entanto, é o lar de traças comuns que podem causar estragos em tapetes, roupas e outros artefatos vulneráveis ​​- incluindo uma rara cama de dossel do século XVIII e uma tapeçaria que Catarina, a Grande, concedeu à casa na década de 1760.

As mariposas tiveram rédeas muito mais livres em Blickling Hall após a pandemia do coronavírus, e contagens periódicas de pragas provaram que a população cresceu consideravelmente no último ano.

“Não há dúvida de bloqueio adequados nossos erros residentes,” assistente nacional conservador Hilary Jarvis disse em um comunicado de imprensa.

“O relativo silêncio, escuridão e ausência de perturbações por parte dos visitantes e funcionários proporcionaram condições perfeitas para larvas (…) a partir de março.”

Um aliado improvável: vespas

Entenda como vespas ajudarão a eliminar uma infestação no antigo lar de Ana Bolena
Foto: (reprodução/internet)

Para conter a desova, o National Trust contou com a ajuda de um aliado improvável: vespas parasitóides microscópicas (Trichogramma evanescens).

Em 11 locais especialmente infestados de traças dentro do corredor, os membros da equipe plantarão distribuidores com cerca de 2.400 vespas cada, que destruirão os ovos das mariposas colocando seus próprios ovos dentro deles.

Embora pareça que Blickling Hall terá simplesmente trocado uma infestação por outra, as vespasnão representam uma ameaça para o estofamento ou qualquer outra coisa – eles eventualmente morrerão e “desaparecerão discretamente na poeira da casa”, se tudo correr conforme o planejado.

Por falar em insetos: Descubra mais sobre os Nematomorphas, vermes que fazem os gafanhotos se suicidarem

E como evitar que as mariposas ponham ovos?

E para tornar as coisas mais fáceis para todos esses parasitas amigáveis, os inovadores do National Trust também têm uma tática para evitar que as mariposas ponham ovos.

Usando tecnologia eletrostática, eles borrifam a área com feromônios femininos que dificultam a localização e o acasalamento de mariposas machos com vespas fêmeas reais.

O julgamento não deve terminar até o outono, então o fantasma sem cabeça de Ana Bolena pode estar flutuando em meio a nuvens de poeira de vespa quando ela fizer sua visita anual no dia da morte à mansão em maio.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss