Veja nesta simulação da NASA como seria o pôr do sol em Vênus, Marte e além

ANÚNCIO
O rover Curiosity da NASA capturou este pôr do sol na cratera Gale de Marte em 2015.
Foto: (reprodução/internet)

Terra, Vênus e Marte compartilham o mesmo sol, mas devido a fatores como distância e composição atmosférica, ele parece diferente em cada planeta. Isso é especialmente verdadeiro durante o pôr do sol, quando a luz do sol viaja por uma parte maior da atmosfera de um planeta.

Agora você não precisa imaginar como seria um pôr do sol extraterrestre: O vídeo ao final deste artigo, criado por um cientista da NASA , mostra simulações realistas de diferentes pores do sol em todo o sistema solar.

ANÚNCIO

O cientista planetário Geronimo Villanueva do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, teve a ideia enquanto trabalhava em uma ferramenta de modelagem por computador para missões potenciais de Urano.

O modelo ajuda os cientistas a estudar como a luz solar interage com a atmosfera de outros planetas. Esses dados podem nos dizer muito sobre a composição química de um planeta e, como Villanueva descobriu ao testar a ferramenta, também podem nos mostrar como é um pôr do sol de outro mundo.

Leia também: Por que a maioria das imagens espaciais são tão coloridas?

Depois de modelar um pôr do sol uraniano, Villanueva construiu simulações para as cores do céu na Terra, Vênus, Marte e a lua de Saturno, Titã. No clipe abaixo, você pode ver as cúpulas do céu dos oito corpos celestes, além de uma versão nebulosa da Terra.

ANÚNCIO

À medida que o sol se move de horizonte a horizonte, as cores de cada círculo começam a mudar. Em Marte, por exemplo, a transição do céu é de marrom para azul acinzentado, porque as finas partículas de poeira marciana na atmosfera são eficazes em espalhar a luz azul do sol quando está baixo no céu.

Depois de assistir a esta simulação, verifique como seria um eclipse da superfície de nossos vizinhos planetários.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO