Um observador de pássaros avistou mais do que apenas animais selvagens em uma excursão no interior da Inglaterra em setembro passado.
Como relata o Smithsonian, um homem britânico não identificado descobriu um tesouro de moedas celtas que remonta a 2.000 anos.
O observador de pássaros havia parado perto de um campo para observar um urubu quando percebeu algo brilhando na terra.
Após uma inspeção mais próxima, ele percebeu que o objeto de metal era uma moeda de ouro feita à mão e era uma das várias na área.
Observar pássaros não era o único hobby dele
Depois de localizar o artefato, ele foi para casa pegar o detector de metais que usa em caças amadoras ao tesouro.
O dispositivo produziu um forte sinal quando ele o trouxe de volta ao local, indicando que havia mais ouro sob a superfície.
O observador de pássaros escavou 45 centímetros de terra antes de descobrir um recipiente de cobre transbordando de tesouros.
Seu olhar aguçado levou à descoberta de cerca de 1300 moedas de ouro – o maior tesouro de moedas celtas da Idade do Ferro encontrado no Reino Unido em mais de uma década.
Mais descobertas: Possível esqueleto de vítima de assassinato da Idade do Ferro foi descoberto na Inglaterra!
Mais detalhes sobre a origem do tesouro
Os artefatos datam do século I, quando a rainha celta Boudica liderou um ataque contra os romanos após a morte de seu marido, o rei Prasutagus.
Embora seu exército tenha derrubado a capital romana da Grã-Bretanha e matado até 80.000 pessoas, a revolução não teve sucesso.
Os historiadores acreditam que o povo de Boudica usava moedas de ouro celtas como oferendas sagradas em tempos de adversidade.
O observador de pássaros britânico entregou o estoque de moedas às autoridades locais, que recrutarão especialistas para determinar a autenticidade dos artefatos.
Se for considerado um tesouro, o ouro irá para um museu, e o homem que o descobriu estará qualificado para receber uma recompensa.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss