Saiba tudo que você precisa sobre o Pólen

ANÚNCIO

Sabemos que a época das flores chegou quando só há uma coisa na cabeça de todos: alergias e como elas deixam você infeliz com espirros, dor de garganta e olhos fechados com cola.

É tudo por causa de minúsculas partículas de pólen voando pelo ar. Aqui estão curiosidades sobre essa minúscula ameaça da primavera.

ANÚNCIO

PRIMEIRO USO DA PALAVRA

Carl Linnaeus | New Scientist
Foto: (reprodução/internet)

A palavra pólen foi usado pela primeira vez em um artigo científico no século XVIII por Carolus Linnaeus, que criou o sistema de classificação natural, ou taxonomia (Por exemplo: as pessoas são Homo sapiens.)

Ele usou a palavra para descrever o material genético pulverulento emitido pelas plantas, baseado em uma palavra latina que significa “pó fino”.

O QUE É PÓLEN?

Natureza Mel De Abelha Pólen - Foto gratuita no Pixabay
Foto: (reprodução/internet)

O que é pólen, exatamente? É o material masculino produtor de esperma de uma planta. É produzido no estame de uma flor (se for uma planta com flor) ou em um cone de pólen (para coníferas).

ANÚNCIO

POR QUE É AMARELO?

Apesar da flor da qual vem, o pólen é quase sempre amarelo. Isso se deve a um composto químico dentro dos chamados flavonóides, que também são ocorante que torna tantas frutas cítricas amarelas e alaranjadas.

Esses flavonóides são de natureza protetora e protegem o material genético da planta contra mutações.

AS ABELHAS PRECISAM VER ISSO

O pólen também pode vir em tons de marrom, branco, roxo e vermelho, mas a razão de tantas plantas combinarem com o amarelo é porque as abelhas não conseguem ver o vermelho.

As plantas evoluíram ao longo dos séculos para tornar seu material genético – que precisa ser carregado pelas abelhas – mais visível para as abelhas.

Fique por dentro: Leia algumas notícias nada doces sobre abelhas

MAS OS PÁSSAROS TAMBÉM PRECISAM VER

Plantas que Atraem Beija-Flores e Borboletas para o Jardim - FazFácil
Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, as plantas que são polinizadas por pássaros e borboletas tendem a ainda ter o tal pó fino na cor vermelha – já que pássaros e borboletas são frequentemente atraídos por essa cor.

RINITE ALÉRGICA

A febre que não é febre
Foto: (reprodução/internet)

Nem todo pólen causa uma reação alérgica em humanos que sofrem de “febre do feno”. Os pedaços microscópicos de pólen que contêm uma proteína é que são problemáticos para as pessoas.

O sistema imunológico os percebe no sistema respiratório e suas células B produzem anticorpos para atacar.

Essa hiperprodução também ativa as células brancas do sangue, que liberam histaminas, fazendo com que haja dilatação dos vasos sanguíneos. Isso leva diretamente ao entupimento dos narizes e olhos inchados.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO