A maionese é o ingrediente básico de vários condimentos e molhos em todo o mundo (rouille, remoulade e molho tártaro, por exemplo).
Misture um pote de ketchup com maionese e você tem molho rosé. Misture mostarda com maionese e você tem Dijonnaise de Helleman. A lista continua indefinidamente.
A origem da palavra
Não existe uma fonte definitiva para a origem da palavra, mas existem algumas teorias: uma delas supõe que deriva da palavra francesa antiga moyeu para a gema de ovo, que é um ingrediente essencial.
“Mahonnaise” pode ser um título honorífico após o porto espanhol de Mahon, onde o duque francês de Richelieu derrotou os britânicos em uma batalha naval de 1756.
Se a maionese vem de Mahon, ela já tem mais de 250 anos – e é mais popular do que nunca. O primeiro uso registrado de “maionese” em inglês aparece em um livro de receitas de 1841.
História da Maionese Hellmann’s
A primeira maionese fabricada comercialmente nasceu em uma delicatessen na cidade de Nova York – a loja da Richard Hellmann na Columbus Avenue – em 1905.
Hellmann vendeu as saladas caseiras de sua esposa, que usavam maionese como molho, e logo as pessoas começaram a pedir para comprá-la sozinha.
O condimento se tornou tão popular que, em 1912, Hellmann construiu uma fábrica para produzi-lo em grandes quantidades.
Originalmente, havia duas versões da pasta cremosa e, para diferenciá-las, Hellmann amarrou uma fita azul ao redor de um frasco, que era consistentemente mais popular. Ele chamou aquele de Hellmann’s Blue Ribbon Mayonnaise.
Veja também: A Pizza veio mesmo da Itália?
Como fazer maionese
Os verdadeiros fãs de maionese gostam de ser caseiros. Mas é preciso ter cuidado, pois é possível contrair salmonela de ovos crus. Fazer maionese não é difícil – apenas lento e constante.
Os ingredientes essenciais são a gema e o óleo. As adições podem incluir mostarda, vinagre, suco de limão e diferentes óleos e temperos.
A preparação da maionese é toda no batedor (ou liquidificador ou processador), pois o óleo tem que ser adicionado gota a gota para emulsificar com a gema e depois bater até formar um creme espesso.
Mil e uma utilidades da maionese
A maionese pode ser usada na panificação para produzir bolos úmidos. Também é recomendado para muitos usos não alimentares, incluindo remoção de piolhos, condicionamento de cabelo e máscaras faciais.
Também é considerada eficaz para a remoção de adesivos e alcatrão de carros. Ah, e floristas profissionais juram que ela produz folhas limpas e brilhantes!
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press