Tudo que você sempre quis saber sobre hibernação, mas tinha medo de perguntar

ANÚNCIO

Os pássaros fazem isso. As abelhas fazem isso. E aqui está o porquê.
Muitos animais hibernam, mas é mais do que apenas cochilar até a chegada da primavera.

Muitas espécies também reduzem a frequência cardíaca e a temperatura corporal enquanto dormem, além de diminuir a frequência respiratória. Isso permite que usem o mínimo de energia possível até que o tempo aqueça.

ANÚNCIO

Alguns, como os esquilos e outros roedores, optam por armazenar toneladas de alimentos em suas casas (e acordam para comer ocasionalmente); animais maiores geralmente preferem se empanturrar antes de uma longa soneca de inverno.

O clima frio e a quantidade limitada de alimentos são apenas alguns dos motivos pelos quais eles recorrem à hibernação, mas não os únicos.

A hibernação do Urso Polar

Ursos polares fêmeas, por exemplo, normalmente dão à luz enquanto hibernam durante as semanas mais frias do inverno. Isso permite que eles cuidem de seus filhotes quando eles ainda são muito delicados.

ANÚNCIO

Leia também: O gelo do Ártico pode desaparecer até 2035, revela estudo

Polar Bear Hibernation Facts
Foto: (reprodução/internet)

A hibernação dos morcegos marrons

Big Brown Bats Hibernation Facts
Foto: (reprodução/internet)

Os morcegos estão entre aqueles que gostam de hibernar o máximo possível. Grandes morcegos marrons normalmente hibernam por 60 dias. E um experimento conduzido pelo biólogo animal WG Frum, alguns acordaram no dia 304, enquanto outros continuaram até a marca de 344 dias.

A hibernação de marmotas alpinas e outros animais

Tudo que você sempre quis saber sobre hibernação, mas tinha medo de perguntar
Foto: (reprodução/internet)

Marmotas alpinas hibernam por até oito meses seguidos, durante os quais respiram apenas três ou quatro respirações por minuto. O que eles fazem durante os outros quatro meses do ano? Acasalam e reunem muita comida para o próximo período de hibernação.

A hibernação também não é algo que ocorre apenas durante o inverno. Muitos animais preferem a estivação ou hibernação no verão.

Para evitar que sequem, certas espécies de lesmas dormem nos meses mais quentes do ano. Muitos tipos de salamandras, crocodilos e tartarugas do deserto na América do Norte também fazem o mesmo.

Humanos podem hibernar?

Alguns humanos também conseguiram hibernar (mas não por vontade própria). Mitsutaka Uchikoshi, um alpinista que desapareceu nas encostas do Monte Rokko, no oeste do Japão, em 2006, sobreviveu 24 dias em um clima frio, sem comida ou água. Segundo seu médico, ele conseguiu fazer isso entrando em hibernação.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO