Ok, agora vamos responder tudo que você gostaria de saber sobre cócegas.
1. Tudo tem a ver com a surpresa
Porque a sensação de cócegas depende do conceito de surpresa. O cerebelo está ciente dos movimentos que você está prestes a fazer antes de fazê-los e prepara o cérebro para isso, cancelando a resposta do resto do cérebro às cócegas.
A menos que você seja metapsíquico, o cérebro não pode cancelar a resposta de uma cócega vinda de outra pessoa, porque não está longe de acontecer.
2. Existem termos científicos para o fenômeno
Acredite ou não, existem dois termos técnicos para fazer cócegas. Um leve toque em movimento na pele é chamado de knismesis e faz você se sentir mais coceira do que obrigada a rir.
Faz você olhar para a pele para avaliar o que está fazendo cócegas em você – e pode ser uma aranha ou um inseto. E é exatamente por isso que os humanos sentem cócegas.
O outro tipo de cócegas – o tipo bobo que provoca risos – é chamado de gargalesis. Os cientistas teorizam que fazer cócegas é um ato de ligação entre pais e seus bebês e também uma forma de aumentar a agilidade e destreza de um jovem.
Mais sobre comportamento humano e evolução: Por que os bebês começam a chorar assim que você se senta?
3. Quem diz que não sente está mentindo
See é uma resposta natural construída ao longo de anos de evolução, como é que algumas pessoas não sentem cócegas?
Todo mundo tem cócegas – algumas pessoas acabaram de aprender a se tornar muito boas em sentir quando estão prestes a sentir cócegas.
Isso força o corpo a ficar tenso e o cérebro a cancelar a “resposta surpresa” discutida anteriormente.
Em outras palavras, as pessoas que não sentem cócegas estão apenas mentindo para não receberem cócegas.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press