Como os “casacos de trincheira” (trench coats) receberam esse nome?

ANÚNCIO

 

Casaco De Inverno Longo Casaco De Trincheira
Foto: (reprodução/internet)

Quando você vê um trech coat, provavelmente não pensa na Primeira Guerra Mundial, a guerra conhecida por sua “guerra de trincheiras” sangrenta e lamacenta.

ANÚNCIO

Ainda sobre vestimentas clássicas: Você sabia que a guarda da rainha pode ter que desistir dos incônicos chapéus de pele de urso?

Mas muito antes de Humphrey Bogart e outras estrelas clássicas de cinema fazerem deles as roupas não oficiais de detetives e homens misteriosos, os trech coats realmente se originaram durante a Primeira Guerra Mundial.

Um trech coat é essencialmente uma capa de chuva comprida feita de tecido que cobre o corpo do pescoço ao calcanhar. Eles são geralmente castanhos ou bege, incluem presilhas e um cinto, têm dez botões e são trespassados. O trech coat não mudou muito no século passado.

De equipamento de guerra à clássica peça de moda: a história do Trench Coat
Foto: (reprodução/internet)

Na século XIX, britânicos e tropas francesas comumente usavam casacos de sarja. Eles eram quentes, pesados ​​e não desviavam tanto a umidade quanto a absorviam. O exército britânico adotou trench coats, provavelmente seguindo um projeto apresentado por Thomas Burberry na virada do século XX.

ANÚNCIO

A chave para o design da Burberry: um tecido de sua própria invenção chamado gabardine, um predecessor dos tecidos usados ​​para fazer calças modernas como cáqui ou calças de algodão. Ao contrário da sarja, a gabardina era tão bem tecida que efetivamente evitava as fortes chuvas.

Resenhando...: Fato de Moda: O trench coat foi inventado para os soldados.
Foto: (reprodução/internet)

Eles não eram uma edição padrão – um item opcional disponível apenas para oficiais, e eles tinham que pagar do bolso por eles.

Na Segunda Guerra Mundial, o design e os materiais se espalharam pelo mundo, e em ambos os lados. Mas certamente ninguém fez do trench coat uma peça de moda tão elegante quanto Humphrey Bogart em Casablanca.

You must remember this: 'Casablanca' at 75 | The Times of Israel
Foto: (reprodução/internet)

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO