Taos, no Novo México, é o lar de uma comunidade artística, muitas joias turquesa, paisagens inacreditavelmente bonitas … e um barulho estranho que deixou os cientistas perplexos.
Em algum momento inesperado no início dos anos 90, os residentes da cidade de Taos, no norte do Novo México – e não de qualquer parte da cidade também – começaram a ouvir um barulho estranho.
Era descrito de várias maneiras como um zumbido, um estrondo, um zumbido baixo ou um zumbido fraco, como um ventilador de caixa ou um carro em ponto morto.
Ah, e nunca parava, embora fosse universalmente mais proeminente à noite e mais perceptível dentro de casa do que fora.
Ciência ao resgate!
Em 1993, os cidadãos de Taos que ouviram o “Taos Hum” (e que aos poucos foram enlouquecidos pelo “Taos Hum”) pediram ajuda ao Congresso.
Isso lançou uma investigação liderada por Joe Mullins, professor de engenharia da Universidade do México.
Ele conduziu entrevistas com residentes que ouviam zumbidos e também ajudou uma equipe de cientistas a instalar dispositivos de detecção e gravação de som em locais estratégicos por toda a cidade.
Existem algumas teorias
Havia muitas teorias sobre o que estava causando esse som fraco e misterioso, explicações lógicas como máquinas industriais, linhas de gás pressurizado, linhas de energia, torres de telefone ou radiação de baixa frequência.
Havia até a possibilidade de que fossem microssísmos, que são terremotos minúsculos e fracos causados pelas ondas do mar… embora o Novo México seja um pouco longe do interior para que funcione.
Quando o estudo foi concluído, revelou que 2% dos residentes de Taos podiam definitivamente ouvir o Taos Hum – e todos eles podiam imitar o som de uma forma consistente com os relatos uns dos outros.
Mas isso é praticamente a única coisa que o estudo revelou – Mullins e sua equipe não conseguiram identificar a causa do zumbido.
Leia também: Avistamentos de OVNIs aumentam 51% durante a pandemia COVID-19, entenda
Alucinação coletiva ou OVNIs?
Isso gerou especulações de que o Hum é algum tipo de histeria em massa, surto de zumbido (“zumbido nos ouvidos”) ou alucinação auditiva coletiva.
Isso explicaria como alguns ouvintes declarados de Taos Hum ainda ouviam o Hum depois de se afastarem.
Ou talvez uma teoria da conspiração local seja verdadeira: os sons vêm de uma base subterrânea de OVNIs.
Afinal, é uma viagem de apenas quatro horas de Taos a Roswell, Novo México, local de um suposto acidente de OVNI em 1947.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press