
Existem muitas estatísticas importantes do basquete profissional para rastrear: pontos, rebotes, assistências e, é claro, facadas.
Nem 11 facadas impediram o jogo
Cerca de um mês antes do início da temporada 2000-2001, a estrela do Boston Celtics Paul Piece foi para o Buzz Club em Boston.
Uma briga começou, e Pierce tentou separá-la … apenas para ter um dos caras envolvidos o esfaqueando.
Surpreendentemente, Pierce foi esfaqueado 11 vezes naquela noite. Seu companheiro de equipe Tony Battie estava com ele naquela noite e o levou às pressas para um hospital.
Pierce se recuperou muito rapidamente e não perdeu um único jogo de basquete naquele ano.
42 formações iniciais diferentes
O técnico do Journeyman da NBA, Larry Brown (ele treinou nove times da NBA desde os anos 70), simplesmente não queria ficar com os mesmos cinco primeiros para o New York Knicks na temporada 2005-06.
Ao longo da temporada de 82 jogos, ele utilizou 42 formações iniciais diferentes. Dezesseis jogadores diferentes foram iniciados, e apenas 13 dessas 42 escalações foram repetidas. (Não funcionou muito bem – os Knicks foram 29-53.)
5 jogadores novatos
Em outra experiência de escalação inicial em 2012, o técnico do Golden State Warriors, Mark Jackson, iniciou cinco estreantes para o último (e sem sentido, em termos de playoffs) jogo da temporada.
A maioria dos times da NBA geralmente tem apenas um ou dois novos jogadores, quanto mais cinco.
Joel Anthony: o jogador mais preguiçoso
Em janeiro de 2011, Joel Anthony do Miami Heat aparentemente não estava com vontade de jogar muito.
Em um jogo contra o Portland Trailblazers, Anthony jogou 29 minutos e não registrou nenhum ponto, rebote, assistências, roubos de bola, bloqueios… ou tentativas de chute.
Cerca de uma semana depois, Anthony registrou 43 minutos em um jogo contra o Atlanta e uma vez contra ele não fez nenhuma tentativa para marcar. A propósito, ele ganhou mais de $3 milhões naquela temporada.
Maior disparidade de altura dos jogos
Na época da temporada de 1987-88, os jogadores mais altos e mais baixos da história da NBA estavam ativos: Manute Bol de 2,3m e Muggsy Bogues de 1,52m. E eles jogaram no mesmo time: o Washington Bullets.
Leia também: Conheça o Quadribol, esporte fictício de Harry Potter que ganhou lugar no mundo real
Uma troca muito estranha
Em 1983, o Portland Trailblazers precisou de um armador e manobrou com o Indiana Pacers para conseguir o seu, o astro Don Buse.
O que os Pacers receberam em troca? Jon Spoelstra. Ele era o gerente geral do Portland Trailblazers.
E para Don Buse, o Indiana Pacers teve uma semana de consultoria de marketing da Spoelstra.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press