Essa pesquisa pode ser utilizada por serviços de streaming de música para melhorar sua experiência musical

ANÚNCIO

A música, ultrapassando fronteiras de todos os tipos, tende a afetar as pessoas de maneiras semelhantes.

Os efeitos da música na vida das pessoas ao redor do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Para resumir melhor, um novo estudo reconheceu treze emoções abrangentes que as pessoas associam a diferentes peças de música.

ANÚNCIO

Como o estudo foi conduzido

O estudo, conduzido nos Estados Unidos e na China, envolveu 2.500 participantes que foram recrutados por meio de um mercado de contribuição colaborativa.

Eles escanearam os vídeos do YouTube para encontrar vídeos que evocassem sentimentos diferentes. A partir daqui, a equipe de pesquisadores teve 2.000 participantes avaliando 40 amostras de música.

O processo de classificação foi baseado em 28 categorias de emoção, bem como excitação positiva e negativa.

ANÚNCIO

Com base nesta experiência, a equipe identificou treze emoções que as pessoas associam a diferentes peças de música. Essas emoções e a música que as invoca foram mapeadas em um mapa de áudio interativo.

Mais sobre efeitos da música: Descubra como músicas aceleradas aumentam os benefícios do exercício físico

Os impactos do resultado da pesquisa

“A música é uma linguagem universal, mas nem sempre prestamos atenção suficiente ao que ela diz e como está sendo compreendida”, disse o autor principal do estudo Alan Cowen, estudante de doutorado em neurociência da UC Berkeley.

“Queríamos dar um primeiro passo importante para resolver o mistério de como a música pode evocar tantas emoções diferenciadas.”

Os resultados desta pesquisa devem ter um impacto no design de terapias, ao mesmo tempo que podem informar os designs de algoritmos de serviços de streaming de música para oferecer uma melhor experiência musical aos ouvintes.

Os resultados deste estudo foram publicados na PNAS.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO