Aqui está um choo-choo japonês que acabou de estabelecer um recorde de velocidade e pode mudar para sempre a maneira como as pessoas pilotam os trilhos.
Em todo o Japão, os viajantes usam os famosos “trens-bala” do país para manobrar rapidamente entre os principais centros. Mas, para um punhado de engenheiros japoneses, esses veículos são tão 2005.
É por isso que eles estão trabalhando duro para aperfeiçoar sua versão do que é chamado de trem maglev em uma pista experimental em Yamanashi.
Em 21 de abril de 2015, o SCMaglev atingiu a velocidade de 602km/h, tornando-se o trem mais rápido de todos os tempos.
Qual é o segredo do sucesso deste maglev?
Ele continuou nessa velocidade por 10,8 segundos enquanto disparava por 1.770278km (aproximadamente o comprimento de 20 campos de futebol). O titular anterior? O mesmo trem. Ele bateu o recorde anterior apenas alguns dias antes, em 16 de abril.
Nesse ritmo, o trem experimental pode quebrar seu próprio recorde mais algumas vezes antes de você ler essas palavras.
Qual é o segredo do sucesso deste maglev? Engenharia notch, além de um sistema de propulsão sem atrito que utiliza imãs.
Sem nenhuma roda pesando e roçando nos trilhos de metal, ele pode ir muito rápido enquanto flutua dez centímetros acima de uma guia. (Maglev = ímãs e levitação.)
O trem faz parte de um projeto de construção de uma rota veloz entre Tóquio e Nagoya. Todos os envolvidos esperam tê-lo instalado e funcionando até 2027.
Por falar em tecnologia: Essa livraria na China é provavelmente a mais impressionante do mundo…
Alta tecnologia, mas oferece alguns riscos
Atualmente, pode levar até cinco horas para se deslocar entre as cidades de carro. Assim que o maglev estiver instalado e funcionando, as pessoas poderão fazer a viagem em apenas 40 minutos.
Embora haja muitos benefícios, esses trens não são perfeitos. Um incêndio começou em um trem de Xangai em 2006 e um acidente de alto perfil naquele mesmo ano em uma versão de teste na Alemanha tragicamente resultou em 23 mortes.
Maglevs também são notoriamente caros de construir. O trem super rápido que um dia ligará Tóquio a Nagoya pode acabar custando mais de US $ 100 bilhões.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press