Saiba de onde vem as cinzas que as igrejas usam para a quarta-feira de cinzas

Chip Somodevilla / Getty Images
Foto: (reprodução/internet)

Em 17 de fevereiro, você poderá ver algumas pessoas cuidando de suas atividades normais com manchas pretas em forma de cruz na testa.

Isso porque é quarta-feira de cinzas, quando as igrejas cristãs em todo o mundo marcam o início da Quaresma ungindo cada membro da congregação com uma cruz cinzenta.

Considerando que milhões de cristãos participam da tradição, essas cinzas definitivamente se somam.

Então, onde as igrejas pegam as cinzas?

Conforme relata o Reader’s Digest, a resposta está relacionada a outra celebração cristã: o Domingo de Ramos.

Todos os anos, as igrejas realizam uma missa especial no domingo antes da Páscoa para comemorar o dia em que Jesus chegou a Jerusalém antes de sua crucificação.

Na Bíblia, uma multidão de fiéis o saudou acenando com folhas de palmeira enquanto ele entrava na cidade montado em um burro – então, no Domingo de Ramos, as igrejas distribuem folhas de palmeira para seus membros.

As palmeiras, de acordo com a TIME, são adquiridas de fornecedores localizados em locais com climas tropicais ou subtropicais.

E por falar em Igreja: Aqui estão alguns fatos sobre Papas ao longo da história

“Lembre-se de que você é pó, e ao pó retornará”

Enquanto algumas pessoas torcem as palmas das mãos secas em forma de cruz e as levam para casa, a maioria é deixada na igreja e depois queimada.

As cinzas desse incêndio são armazenadas e usadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte.

Ao contrário da tradição de distribuir folhas de palmeira, a prática de abençoar os fiéis com cinzas não está diretamente ligada à Bíblia. Em vez disso, é uma forma simbólica de lembrar os cristãos de sua própria mortalidade.

Quando um membro do clero marca sua cabeça com cinzas, eles costumam dizer: “Lembre-se de que você é pó, e ao pó retornará”, que foi o que Deus disse a Adão quando o baniu do Jardim do Éden.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss