No que diz respeito à fofura, os gatos dominam a internet. Mas uma pequena criatura australiana poderia dar aos gatinhos uma corrida pelo seu dinheiro.
Esses marsupiais do tamanho de um gato podem ser encontrados principalmente nas ilhas e parques nacionais próximos a Perth, Austrália.
Com certeza, eles são muito amigáveis e alegres. Reshareworthy, um site dedicado a coisas que são adoráveis e edificantes, declarou o bichinho como “o animal mais feliz da terra”.
O pior predador do Quokka: adolescentes
Quokka não tem medo de humanos e parece até amar que suas fotos sejam tiradas. Mas essa amizade pode colocá-los em problemas.
Sua natureza descontraída os tornou presas fáceis para os mamíferos maiores que vagam pela Austrália. Dingos e raposas, em particular, adoram comer esses bebês
Nos anos 90, alguns bandidos locais foram pegos usando os pobres animais como bolas de futebol e discos de hóquei.
Em 1996, para ajudar a conter a moda emergente do “futebol de quokka”, o governo da Austrália Ocidental impôs uma multa pesada a qualquer um que fosse pego chutando um animal.
Confundidos com gatos e ratos
Embora cangurus e coalas sejam normalmente o que vem à mente quando as pessoas pensam nos animais australianos, o quokka foi um dos primeiros mamíferos que os exploradores europeus descobriram quando chegaram ao continente no século XVII.
O marinheiro holandês Samuel Volckertzoon escreveu sobre a localização de um pequeno “gato selvagem” na Ilha Rottnest em 1658. Provavelmente era um quokka.
O nome da ilha, na verdade, vem de um erro semelhante. O capitão do mar holandês Willem de Vlamingh encontrou alguns e pensou que fossem ratos. Ele apelidou a ilha de “ninho de rato” em sua língua nativa, e o nome pegou.
Por falar em animais fofos: Tudo que você precisa para melhorar o dia: conheça 7 fatos sobre os Pandas
Está ameaçado de extinção
Os quokkas são, aparentemente, ainda mais amigáveis uns com os outros do que com os humanos. Após o parto, eles tendem a começar a acasalar novamente em um dia ou mais. (Talvez seja por isso que eles estão tão felizes).
Porém, além de ser uma delícia saborosa para predadores, o desmatamento e os incêndios diminuiram seu habitat nativo. Infelizmente, os esforços de conservação não foram suficientes.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press