Nosso planeta natal pode ser o lugar mais precioso que conhecemos, mas não tem preço.
Os recursos da Terra e o valor que ela oferece aos humanos somam alguns custos desconhecidos e tangíveis.
A espécie pode nunca ter que se preocupar em comprar ou vender o mundo, mas pensar nisso em termos de números concretos pode nos ajudar a entender melhor seu valor.
Agora, como relata Treehugger, um cientista desenvolveu uma fórmula especial que nos permite fazer exatamente isso.
A Terra vale US$ 5 quatrilhões
De acordo com os cálculos de Greg Laughlin, um assistente de astronomia e professor de astrofísica da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, a Terra vale cerca de US $ 5 quatrilhões (ou US $ 5.000.000.000.000.000).
Ele chegou a esse preço depois de medir a massa do planeta, temperatura, idade e outros fatores que se correlacionam diretamente com sua capacidade de sustentar a vida.
Vênus vale apenas um centavo
Para enfatizar o quão valiosa é a Terra, Laughlin também estimou o valor de outros planetas em nosso sistema solar.
Nosso vizinho mais próximo, Marte, custa quase o mesmo que um carro usado, US $ 16.000. É uma fortuna em comparação com Vênus, que ele avaliou no valor de um centavo.
Mais sobre esse tema: Quantos bilhões de anos o Universo tem?
É apenas um preço simbólico
Laughlin não espera que esses números tenham aplicações no mundo real. Em vez disso, ele espera que inspirem as pessoas a apreciar melhor o único lar que conhecem.
Ele não é a primeira pessoa a colocar um preço alto e hipotético em algo apenas por diversão. O custo da Estrela da Morte de Guerra nas Estrelas foi calculado em US $ 852 quatrilhões – muitas vezes a estimativa de Laughlin para a Terra.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss