Qual é a diferença entre uma tempestade de neve e uma nevasca?

Nevascas e tempestades de neve têm algumas coisas em comum.
Foto: (reprodução/internet)

O nordeste dos EUA foi sitiado neste mês, com acúmulo de neve de mais de um metro em algumas áreas.

Pegar pás cheias de neve dá à pessoa tempo para pensar, e enquanto os residentes cavavam seu caminho para sair desse apocalipse branco, eles podem ter se perguntado o que, exatamente, estavam lutando. Foi uma tempestade de neve ou uma nevasca?

Qual é a diferença entre os dois?

Uma tempestade de neve é ​​o seu evento climático de inverno tipo jardim. Pode envolver neve, granizo, gelo ou chuva congelante e ser acompanhada por temperaturas congelantes.

Tempestades de neve podem resultar em superfícies perigosas e más condições de direção, portanto, não são nada para brincar.

Uma nevasca, por outro lado, traz violência ambiental real. Para atender ao padrão de uma nevasca, as condições precisam envolver três eventos climáticos: os ventos são sustentados a 56/km por hora ou mais; neve reduz a visibilidade para um quarto de milha ou menos; e as condições devem durar pelo menos três horas.

Um não é necessariamente mais severo que o outro. Uma nevasca pode criar pouca visibilidade e ventos fortes por algumas horas, mas não deixa muita acumulação.

Mais sobre eventos climáticos: Qual é a diferença entre chuva congelante, granizo e neve?

No geral, as nevascas tendem a ser mais ameaçadoras

Na verdade, uma nevasca pode nem envolver uma queda de neve ativa se a neve existente estiver sendo soprada pelo vento. (As nevascas são menos comuns nas regiões costeiras porque a neve tende a ser mais pesada e menos propensa a ser movida.)

Mas, no geral, as nevascas tendem a ser mais ameaçadoras, já que as condições podem piorar tanto que a visibilidade é quase zero e fatores de resfriamento pelo vento convidar congelamento ou hipotermia.

A tempestade deste mês foi classificada como nor’easter, que é um evento identificado por um sistema de baixa pressão originado na costa do Meio-Atlântico e que ganha força à medida que se move.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss