Todas são formas de precipitação e todas envolvem que a temperatura seja fria o suficiente para que essas pequenas bolas de gelo, ou água muito fria, caiam do céu. Mas como você os diferencia?
Tudo começa como precipitação, ou água, caindo pela atmosfera em seu caminho até o solo.
Existem muitos níveis diferentes da atmosfera e pode haver mudanças extremas de temperatura e pressão ao longo do caminho, que fazem com que a precipitação mude de forma.
A chuva pode começar como neve, caindo de um nível atmosférico frio, mas quando atinge a superfície, onde a temperatura é mais alta, pode derreter novamente, se transformando em chuva.
Como se forma a neve e o granizo?
A neve é formada em nuvens que estão abaixo da temperatura de congelamento. À medida que essa precipitação cai pela atmosfera, e se o ar permanecer a o ºC ou menos, ele permanecerá um floco de neve durante toda a sua descida.
Mas se estiver muito frio na atmosfera, isso pode secar o ar, resultando em menos vapor de água no ar.
Se a precipitação começa como neve, aquece e depois volta a congelar, torna-se pequenas pelotas chamadas granizo.
Leia também: Por que os meteorologistas têm esse nome?
E a chuva congelante?
A neve forma-se a partir de uma pequena bolsa quente; a chuva congelante ocorre depois que a precipitação atinge uma bolsa maior e mais espessa de ar quente.
Essa bolsa quente causa algum derretimento. Mas ao atingir outra zona de ar frio, ele esfria um pouco, mas sem congelar.
Ele se transforma em gelo quando atinge a temperatura da superfície do solo abaixo de zero.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press