Nossa procrastinação em torno de certas decisões pode estar enraizada em como essas decisões nos fazem sentir emocionalmente.
Um novo estudo conduziu um par de experimentos para descobrir que enquanto algumas pessoas tendem a procrastinar tarefas negativas, como uma consulta no dentista para fazer um tratamento de canal, outras optam por fazê-lo o mais rápido possível.
Mais sobre comportamento: Mulheres são menos atraídas por homens que têm gatos em suas fotos de perfil de namoro, revela estudo
A equipe de pesquisadores conduziu dois experimentos como parte deste estudo. O primeiro envolveu a colocação de dois anúncios em uma rede de mídia social sobre planejamento de aposentadoria.
Enquanto o primeiro dizia ‘Ansioso por benefícios de aposentadoria?’, O outro que desfrutava de uma taxa de cliques 43% maior envolvia as palavras, ‘Preocupado com as despesas de aposentadoria?’
O segundo experimento buscou compreender experiências positivas e negativas por meio de sabores de jujubas. Os pesquisadores usaram jujubas com sabores que variam de agradáveis, como melancia, a super desagradáveis, como ovos podres.
“Quando você está reservando férias, você está indiretamente curtindo as férias, o que é ótimo, mas também está comparando isso com sua situação atual, o que é ruim. Então você tem essa mistura”, disse um dos autores e professor assistente da UBC Sauder, David Hardisty.
Ele continua: “E para perdas, é mais um mau pressentimento unidimensional. Quando você tem uma consulta no dentista chegando, você não gosta de pensar na dor na cadeira odontológica.”
O autor também aponta as aplicações práticas deste estudo, agora publicado no Journal of Consumer Psychology, para decisões como financiamento de veículos e planos de aposentadoria.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts