Todo mundo já sentiu a sensação de ver pontinhos pretos ou ter a visão rapidamente escurecida depois de olhar para o sol. Você sabe por que isso acontece? Descubra a resposta a seguir
Primeiro: as manchas não são, a rigor, “pretas”. São áreas “sem sinal”. A visão é basicamente uma reação química: os cones e bastonetes de seus olhos produzem corantes. (Veja “Rodopsina” e / ou “púrpura visível”) Esses corantes são como seus olhos veêm.
Os fótons entram, se cruzam e mudam esses corantes. É isso que produz o estímulo químico inicial que se torna a resposta do impulso nervoso à luz. O(s) fóton(s) que se cruzam com os corantes “consomem” o corante. Seu corpo está constantemente produzindo uma nova tinta e limpando a tinta usada.
Quando você olha para uma luz forte, ela gasta muito corante. Então, esses bastonetes e cones não têm o suficiente para gerar um bom sinal.
Da mesma forma, se você esteve na escuridão por um tempo, você tem muito corante acumulado e pode ver muito bem na penumbra. Além disso, a luz muito fraca gasta muito pouco corante e, portanto, você continua a ver bem na escuridão.
Todo esse mecanismo é o motivo pelo qual a sala parece “mais escura” logo depois que você apaga as luzes e “seus olhos se ajustam”. É também por isso que os “pontos azuis” se movem com seus olhos, porque são os sensores individuais que estão exaustos.
Seus olhos também se ajustam fisicamente à escuridão ou ao brilho abrindo ou fechando a íris, mas isso é um nível diferente de resposta.
Depois de dois ou três segundos, o quarto escuro ficará um pouco mais visível por causa do ajuste da íris, mas pode levar minutos para que os níveis de tinta melhorem e, depois de meia hora, o quarto pode estar visualmente bastante disponível.
Portanto, seus olhos trabalham com o combustível para os olhos e, quanto mais luz processam, mais desse combustível se esgota. À medida que se esgota, as células que estão esgotadas emitem menos sinal para a mesma luz e “manchas escuras” parecem aparecer em sua visão.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Kickass Facts