Como acontece com muitas frases comuns que existem há aparentemente uma eternidade, há muitas histórias possíveis sobre sua origem. Vamos conhecer 4 delas. Por que se diz “bless you” (Deus abençoe, em tradução livre)?
1. Para invocar a ajuda de Deus durante a peste
A Peste de Justiniano foi uma praga particularmente desagradável que atingiu duramente a Europa no final do século VI .
A Europa era dominada pela Igreja Católica Romana na época, e seu líder, o Papa Gregório I, orientou seus adeptos a lutarem espiritualmente contra a Peste, ordenando oração consistente para pedir ajuda divina para deter a praga.
A primeira defesa no plano do Papa Gregório era invocar a ajuda de Deus quando uma pessoa apresentava um dos primeiros sintomas da peste.
Esse sintoma era espirro, e pedir a intervenção divina significava dizer “Deus o abençoe”. Dentro de 150 anos, muito depois do fim da Peste de Justiniano, era considerado educado na Europa dizer “Deus o abençoe” diante de qualquer espirro.
2. Para impedir que demônios invadissem
Mas a ordem do Papa Gregório pode estar enraizada em antigas lendas folclóricas europeias.
Os historiadores citam várias culturas na Europa que acreditavam que os espirros abriam o corpo para permitir que demônios ou espíritos malignos invadissem ou assumissem o controle.
Assim, invocar um deus agia como um impedimento imediato para essas forças desagradáveis.
Mais curiosidades sobre o espirro: Meus olhos podem sair para fora da cabeça durante um espirro?
3. Para reconhecer a boa sorte de um espirro
Mas nem todo mundo diz “bless you” em resposta a um espirro. Claro, algumas pessoas não dizem absolutamente nada, enquanto outras pronunciam a palavra alemã “gesundheit“.
É um equívoco popular achar que a palavra alemã significa “Deus o abençoe”. Isso se traduz com mais precisão em “saúde”.
Séculos atrás, nas culturas germânicas, espirrar era considerado um sinal de bênção divina. Dizer “gesundheit” é um reconhecimento dessa boa sorte.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press