Por que os meteorologistas têm esse nome?

ANÚNCIO
3 de Março - Dia do Meteorologista - Amambai Notícias
Foto: (reprodução/internet)

Como os nomes de muitas disciplinas científicas, “meteorologista” vem do grego antigo. Por volta de 340 a.C, Aristóteles escreveu Meteorologica, um compêndio do que era, na época, o conhecimento ocidental completo de tempo e clima.

Aristóteles tirou o nome de meteoros, uma palavra grega que se refere a qualquer coisa que estava, veio ou caiu da atmosfera, ou “do céu”.

ANÚNCIO

Isso inclui chuva, arco-íris, clima em geral, neve, gelo, granizo … e pedras caindo do espaço, que hoje são conhecidas como meteoros e meteoritos.

Ao longo dos séculos, à medida que os humanos adquiriam mais conhecimento, as disciplinas do estudo do clima e dos fenômenos astronômicos se dividiram em dois campos científicos distintos.

Leia também: We will ROCK you: o principal guitarrista do Queen sabe mais sobre rochas espaciais do que você imagina

O estudo do tempo manteve o nome de meteorologia e agora significa um estudo da atmosfera, do tempo e do clima. E desde que o “meteorologista” foi levado, os profissionais que realmente estudam meteoros são chamadas de meteorólogos.

ANÚNCIO

No entanto, eles não são mutuamente exclusivos. O tempo certamente afeta como e quando os meteoros entram na atmosfera, e como ou se eles vão queimar – isso é algo do interesse de meteorologistas e meteorólogos.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO