Por que nós, seres humanos, temos unhas?

ANÚNCIO

O propósito de nossos dedos das mãos e dos pés é bastante evidente: a melhor diferenciação dos dedos aumenta a destreza. Isso nos permite agarrar pequenos objetos, ou escalar e andar, respectivamente.

Mas por que temos esses pequenos discos rígidos no topo de todos os nossos dígitos? Certamente deve haver um motivo além de pintá-los para que possamos mostrar nossa “Nail Arts” no Instagram.

ANÚNCIO

Unhas nos diferenciam de outros mamíferos

Primeiros passos do homem e da tecnologia
Foto: (reprodução/internet)

As unhas dos pés e das mãos realmente existem para nos oferecer destreza. As unhas são o que diferencia os primatas – incluindo os humanos – de outros mamíferos.

Enquanto a maioria dos outros mamíferos têm garras que usam para agarrar coisas, escalar ou cavar, os primatas com o tempo perderam suas garras em favor de pontas de dedos largas e individuais.

Mais porquês respondidos: Por que algumas pessoas têm covinhas?

As unhas se achatam de acordo com o uso: para ajudar a agarrar pequenos galhos, ou colher frutos de árvores, por exemplo, ou, no caso do ser humano primitivo, manusear pequenas ferramentas.

ANÚNCIO

O estado das unhas é um sinal de alerta

Fique atento: 10 sinais no corpo que podem ser, ou não, alguma doença -  24/06/2020 - UOL VivaBem
Foto: (reprodução/internet)

Unhas também servem como um estranho sistema de alerta externo para problemas internos que, de outra forma, passariam perigosamente despercebidos.

Manchas de óleo ou pequenas depressões nas unhas são um sinal de psoríase, por exemplo. Manchas acastanhadas podem ser um sinal de AIDS ou melanoma. A descoloração indica desnutrição.

Mais uma coisa sobre as unhas: elas são feitas de queratina, o mesmo material de que o cabelo é feito. Também são feitos de queratina os cascos dos cavalos. As unhas não têm terminações nervosas, por isso não dói quando você as morde.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO