Saiba mais sobre o Philogelos, o livro de piadas mais antigo do mundo

Philogelos — Facécias escolhidas e De humana physiognomonia de Battista della Porta | vicio da poesia
Foto: (reprodução/internet)

O livro de piadas mais antigo do mundo, ou pelo menos o mais antigo que sobreviveu aos tempos modernos, data da Grécia Antiga, e aproximadamente do século IV dC.

Compilado por dois escritores chamado Hierocles e Philagrius, philogelos é uma coleção de 265 piadas sobre coisas como intelectuais, pão-duro e tolos.

Embora essas sejam definitiva e literalmente “as piadas mais antigas do livro”, elas não diferem muito das piadas que você ouviria de um comediante de stand-up no The Tonight Show nos anos 1970. Aqui estão alguns destaques de Philogelos.

Uma piada sobre um intelectual

“UM INTELECTUAL VEIO VERIFICAR UM AMIGO GRAVEMENTE DOENTE. QUANDO A ESPOSA DO HOMEM DISSE QUE ELE HAVIA PARTIDO, O INTELECTUAL RESPONDEU: “QUANDO ELE VOLTAR, DIGA-LHE QUE PASSEI POR AQUI”.

Uma piada sobre um pão-duro

UM PÃO-DURO ADOECEU E PROMETEU PAGAR AO MÉDICO CASO SE RECUPERASSE. QUANDO SUA ESPOSA FICOU BRAVA COM ELE POR BEBER VINHO ENQUANTO ELE ESTAVA COM FEBRE, ELE RESPONDEU: “VOCÊ QUER QUE EU FIQUE SAUDÁVEL E SEJA FORÇADO A PAGAR O MÉDICO?

Uma piada sobre um tolo

“UM HOMEM DIZ A UM MÉDICO: “DOUTOR, SEMPRE QUE ME LEVANTO DO MEU SONO, FICO TONTO POR MEIA HORA E DEPOIS FICO BEM”. O MÉDICO DISSE A ELE: “LEVANTE-SE MEIA HORA DEPOIS”.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press