Os Neandertais eram uma raça de hominídeos que se desenvolveu ao lado dos primeiros humanos. Eles apareceram pela primeira vez na África há cerca de 700.000 anos e migraram lentamente para a Europa e o Oriente Médio.
Eles compartilhavam quase todas as mesmas classificações genéticas com o Homo sapiens (nós), mas diferiam na categoria final, espécie (Homo neanderthalensis).
Após cerca de 40.000 anos compartilhando território com humanos na Europa, os Neandertais morreram enquanto o Homo sapiens continuou evoluindo.
Então, por que os Neandertais não sobreviveram? Para onde foram os neandertais?
Teoria 1: não eram caçadores qualificados
Não é verdade. Acontece que as ferramentas dos Neandertais eram na verdade mais eficientes do que as criadas pelos primeiros humanos.
Acredita-se que os neandertais também controlavam o fogo antes do Homo sapiens e cozinhavam, em vez de colher, grande parte de sua comida.
Mais sobre ancestralidade: Por que nós, seres humanos, temos unhas?
Na verdade, eles se alimentavam de maneira mais saudável do que a maioria das pessoas hoje.
Teoria 2: eles não se comunicavam bem
Errado. Estudos recentes levaram alguns cientistas a concluir que as vozes de Neandertal não eram grunhidos incoerentes, como se acreditava, mas agudos e melódicos, e que seus meios de comunicação podem ter sido uma combinação de linguagem, tom e música.
Longe de serem criaturas brutais do clichê, os Neandertais foram provavelmente os primeiros hominídeos a enterrar seus mortos (eles até deixaram flores nos túmulos).
É verdade que os neandertais e os humanos pareciam diferentes: os neandertais eram mais baixos e mais largos, com sobrancelhas mais grossas.
Mas aproximadamente a mesma porcentagem de neandertal e de DNA humano inclui a mutação genética que inibe a pigmentação marrom, então os neandertais eram tão prováveis quanto os humanos de ter pele clara, loira ou ruiva.
Para onde foram os Neandertais?
Os africanos nativos, cujos ancestrais nunca viveram ao lado dos neandertais na Europa, não têm DNA neandertal em seus genomas – mas quase todas as outras pessoas têm.
Portanto, quando o último deles desapareceu há cerca de 25.000 anos, é possível que já tenham sido assimilados pela grande população humana. Para onde foram os Neandertais? Olhe no espelho.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press