O que exatamente é uma tempestade Nor’easter?

Uma imagem de satélite de um Nor'easter de março de 2018.
Foto: (reprodução/internet)

Logo depois que seu meteorologista local proferir algo sobre um nevoeiro, baterias e outros itens essenciais começam a voar das prateleiras das lojas.

Para muitos, a palavra basicamente significa grande tempestade – e com razão. Nor’easters ganhou sua reputação por causar estragos na terra.

Mas o que qualifica uma tempestade como uma Nor’easter?

Como explica o National Weather Service, nor’easters ocorrem na costa leste dos Estados Unidos.

O nome, que as pessoas usam pelo menos desde o século XIX, não simboliza apenas a região onde as nor’easters atingiram; na verdade, refere-se à origem do vento.

Quando o ar quente do sudoeste encontra o ar frio rumo ao sul da região polar do Canadá, ele cria um vento forte – chamado de corrente de jato polar – que se move para o leste na América do Norte.

Corrente do Golfo

O que exatamente é uma tempestade Nor'easter?
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto isso, a Corrente do Golfo – uma corrente quente e poderosa – sobe pela Costa Leste, aquecendo a água e o ar acima dela ao longo do caminho.

Se esse ar quente (indo para nordeste) colide com a corrente de jato polar (também indo para leste), a diferença de temperatura entre eles cria um sistema de baixa pressão; em suma, a precipitação começa a se formar.

Isso geralmente acontece em algum lugar entre a Geórgia e Nova Jersey, ambas cidades dos EUA, e o ciclone eólico ganha força à medida que se desloca para o norte. Se a sua cidade está bombardeada com chuva ou coberta de neve, simplesmente depende de quão frio está.

Os bostonianos podem estar escavando suas calçadas ao mesmo tempo que os baltimoreanos fogem das estradas inundadas.

Mais explicações: O que exatamente é um “Gigafire”?

As No’easters são furacões?

O que exatamente é uma tempestade Nor'easter?
Foto: (reprodução/internet)

Embora as nor’easters possam parecer muito com furacões vistos de cima, eles não são o mesmo tipo de ciclone.

A palavra furacão se refere especificamente a um ciclone que se forma nas águas tropicais do Oceano Atlântico (ou, mais raramente, no leste do Oceano Pacífico).

A água quente aquece o ar acima dela, que pode formar nuvens de tempestade e, eventualmente, se tornar um furacão se colidir com o ar quente que se move para o oeste da África.

E se você não tem certeza se o mau tempo está vindo em sua direção, é um furacão ou o nordeste, você sempre pode chamá-lo de ciclone (ou apenas uma “grande tempestade”).

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss