O aparelho dental realmente pode captar transmissões de rádio?

ANÚNCIO
O aparelho dental realmente pode captar transmissões de rádio?
Foto: (reprodução/internet)

É uma ideia apresentada pela primeira vez – e explorada – pela televisão … mas isso não significa que não seja verdade. Tem sido usado como um dispositivo de enredo em várias sitcoms.

Na verdade, tive a ideia de fazer esse artigo quando estava assistindo a um episódio de A Família Dó-Ré-Mi outro dia – Laurie acabara de colocar um aparelho ortodôntico e continuava ouvindo uma música misteriosa.

ANÚNCIO

Acontece que o metal em sua boca estava captando sinais e transmitindo para uma audiência de um. Mas há alguma verdade nisso?

De onde veio essa ideia?

A ideia provavelmente atingiu a consciência pública no início dos anos 70, na época em que o episódio de A Família Dó-Ré-Mi foi ao ar.

A lenda da TV, Lucille Ball, foi uma das convidadas do The Dick Cavett Show e contou uma estranha história na qual ela afirma ter ajudado a capturar um espião japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

ANÚNCIO

Leia também: Conheça a trágica história das primeiras supermodelos das Américas

Superstar Lucille Ball of “I Love Lucy” TV Fame Still Has a Riotous Sense of Humor | by Judy Flander | The Judy Flander Interviews | Medium
Foto: (reprodução/internet)

Em 1942, Ball estava filmando o filme musical Du Barry Was a Lady no MGM Studios, na Califórnia… onde muitos temiam um ataque do Japão a qualquer momento. Uma noite, ela foi para casa e ouviu uma música … mas o rádio não estava ligado.

A música foi ficando cada vez mais alta, e Ball percebeu que ela estava saindo de sua boca. Ela não contou ao marido, Desi Arnaz, porque achou que isso a fazia parecer louca.

Mas ela contou ao ator Buster Keaton no set, no dia seguinte – como uma piada (no final das contas, ele foi um comediante, e disse que ela deve estar pegando sinais de rádio).

Código Morse?

Ball meio que esqueceu até cerca de um mês depois … quando sua boca pegou rápidos traços e pontos em código Morse.

DICIONÁRIO RETRÔ - LUCILLE BALL
Foto: (reprodução/internet)

Ela contou ao departamento de segurança da MGM sobre isso, que por sua vez ligou para o FBI, que encontrou uma estação de rádio secreta dirigida por japoneses operada por um espião, bem ali em Los Angeles. É o que diz Lucy.

Outra entidade de TV entra na história também. A equipe da MythBusters investigou a ciência por trás da história. Eles descobriram que é possível captar sinais de rádio por meio de uma obturação, mas apenas se as condições forem adequadas.

As obturações de ouro e amálgama colocadas dentro de um crânio humano autêntico não funcionaram, mas eles determinaram que o código Morse poderia ser capturado devido a uma reação celular entre as obturações de prata e a saliva.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO