Krampus: a figura mitológica mais obscura do Natal

Krampus
Foto: (reprodução/internet)

Ao contrário do Papai Noel, que (diz a lenda) vive no Pólo Norte, trabalha ao lado de renas e elfos e tende a ser muito alegre, o São Nicolau que entrega presentes para a Áustria e alguns outros países europeus emprega um ajudante sazonal muito mais desagradável.

Os mitos que cercam esta fera terrível datam da época medieval, mas é difícil determinar exatamente quando ele foi criado.

Mistura de Pé Grande e carneiro selvagem

A palavra “Krampus” é derivada de uma palavra alemã muito antiga para “garra” e ele definitivamente faz jus ao seu nome.

Krampus é um monstro musculoso coberto de pelos com chifres e dentes afiados. Ele parece uma mistura de Pé Grande e carneiro selvagem.

Na Áustria, a parte do Natal para presentear é comemorada em 6 de dezembro. A noite anterior é reservada para o monstro causar medo no coração de crianças malcomportadas.

Por falar em Natal: Por que o Papai Noel dá carvão para crianças mal comportadas?

Krampus é uma febre

Regiões diferentes celebram a “Noite de Krampus” de maneiras diferentes, mas normalmente envolve voluntários se fantasiando de monstro para visitar casas e empresas para avisar as crianças que, se elas não se importarem com suas maneiras, São Nicolau não lhes trará nenhum presente.

Pior ainda, Krampus vai voltar e puni-los. As ameaças podem envolver tudo, desde espancar crianças com correntes, comê-las vivas ou arrastá-las para o Inferno.

Enquanto isso, milhares mais amam o monstro e se aglomeram nos eventos da Noite de Krampus em todo o país e além.

Muitas comunidades hospedam uma “Corrida de Krampus”, que envolve dezenas de atores (normalmente abastecidos com muito álcool) marchando ao longo de um desfile vestidos como a fera mítica enquanto sacodem correntes falsas e outras armas nas crianças nas laterais.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press