Modelo de jogo criado por cientistas simula a postura de países ricos e pobres diante das mudanças climáticas

ANÚNCIO
Vista de Evolução histórica e política das principais conferências mundiais  da onu sobre o clima e meio ambiente | Revista Iberoamericana de Bioética
Foto: (reprodução/internet)

Um modelo de jogo projetado por cientistas lançou luz sobre as lamentáveis ​​realidades das mudanças climáticas e da ação global contra elas.

Leia também: Como o plástico europeu destinado à reciclagem vai parar em águas asiáticas?

De acordo com o que foi observado neste jogo, os países ricos fazem muito pouco e muito tarde para mitigar as mudanças climáticas, e principalmente às custas de seus pares mais pobres.

ANÚNCIO

Por outro lado, as regiões pobres parecem bastante dispostas a suprir essa falta de esforço. Esses países também tendem a ser atingidos com mais força pelas duras consequências das mudanças climáticas.

O novo trabalho de pesquisa analisa as consequências de um jogo sobre as mudanças climáticas, que envolveu 410 alunos das Universidades de Hamburgo e Kiel e foi projetado por esta equipe de pesquisadores.

Os jogadores foram divididos em países ricos e pobres e receberam dinheiro para gastar no jogo para ajudar nos esforços contra as mudanças climáticas.

ANÚNCIO

Representantes de países pobres receberam 20 euros, enquanto os países mais ricos receberam 40 euros. A isso, eles também podem adicionar dinheiro ganho com a colheita. Com 20 rodadas de jogo para mitigar as mudanças climáticas, cada participante poderia colocar 2 ou 4 euros para o esforço coletivo.

Representantes de países mais pobres também foram autorizados a migrar para locais mais ricos. Observou-se que os países mais ricos não se ofereceram para contribuir com o esforço de mudança do clima.

Mesmo quando se tratava de bloquear migrantes de países mais pobres, muitos dependiam dos esforços de outros em vez de aumentar sua parcela, alcançando assim o equilíbrio de Nash em todos os cenários.

Na teoria dos jogos, o equilíbrio de Nash é um estado alcançado onde uma mudança unilateral de estratégia não alcançará resultados até que as estratégias dos outros permaneçam inalteradas.

Ao final de 20 rodadas, as metas de mudança climática da maioria dos grupos não foram alcançadas. Isso apesar de uma reserva de recursos disponível com os países mais ricos. No entanto, os pobres estavam ansiosos para compensar por isso, apesar de sua situação financeira.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO