Por que a maioria das imagens espaciais são tão coloridas?

ANÚNCIO

Por que a maioria das imagens espaciais são “coloridas”? É simplesmente para fazer as coisas parecerem bonitas e inspirar admiração nas pessoas? Por que não apenas colori-los como os humanos os veriam se eles estivessem ali com seus próprios olhos? Encontre a resposta a seguir

As 10 mais fascinantes e lindas nebulosas já descobertas - HiperCultura
Foto: (reprodução/internet)

É comumente questionado se as cores vibrantes nas imagens do espaço profundo correspondem ao que um explorador hipotético veria no espaço, e a resposta curta é “não”.

ANÚNCIO

O olho humano é incapaz de captar luz suficiente para ver as coisas da maneira que as câmeras captam, muito menos de ver as combinações reais de cores, pois isso exigiria que nossos olhos processassem a luz de uma forma totalmente diferente.

Humanos são única fonte de vida inteligente no espaço, diz estudo - Ciência - iG
Foto: (reprodução/internet)

Embora possa parecer enganoso para algumas pessoas, a liberdade criativa envolvida no processamento de imagens cósmicas é parte integrante do prazer e da compreensão do público.

Uma equipe do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics conduziu um projeto chamado “Aesthetics and Astronomy” (Estética e Astronomia) para estudar como as pessoas percebem as imagens do espaço. Cientistas e educadores colaboraram para descobrir como leigos e profissionais interpretam imagens de objetos astronômicos.

ANÚNCIO

As imagens astronômicas podem ser belas com suas combinações de cores e o contraste vívido entre gases brilhantes e a escuridão do espaço. O que essas imagens significam para o visualizador depende da perspectiva dele próprio.

15 imagens impressionantes tiradas do espaço em 2015 | Exame
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto o leigo pode associar a cor vermelha com o calor, o trabalho de um astrônomo combina os lugares mais intensamente quentes com a cor azul. Assim, o que cada imagem significa para cada pessoa pode variar enormemente.

Embora ajude a compreender os diferentes tipos de imagens e por que as cores são atribuídas onde estão, também é importante considerar a psicologia da cor.

Quando a ciência é deixada de lado e a imagem está sendo processada para publicação em massa ou apenas para diversão, a estética pode ser o principal motivador por trás das escolhas de cores.

Cosmos: as fotos mais incríveis capturadas pela Nasa
Foto: (reprodução/internet)

A intenção pode ser tornar a imagem subjetivamente “melhor” aos olhos da pessoa que está processando ou simplesmente trazer mais detalhes e tornar a imagem mais acessível.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Kickass Facts 

ANÚNCIO