É verdade que frutas e vegetais frescos são melhores que enlatados ou congelados?

ANÚNCIO

Não há dúvida de que frutas e vegetais frescos em feirinhas, mercados de produtores e sua mercearia favorita são um ótimo complemento para todas as opções de alimentos saudáveis ​​em casa.

Pro Y Contras De Los Vegetales En Lata | Cancer causing foods, Food, Food shop
Foto: (reprodução/internet)

Mas os especialistas alertam que, embora os alimentos frescos sejam sempre um deleite para os sentidos, tome cuidado para não presumir que os produtos da estação são mais “frescos” e, portanto, nutricionalmente superiores, do que frutas e vegetais enlatados ou congelados.

ANÚNCIO

Veja também: Saiba como cultivar seus próprios vegetais em pequenos espaços

Então… é verdade que frutas e vegetais frescos são melhores que enlatados ou congelados? Pedimos a alguns especialistas suas opiniões sobre este tópico.

Brenda Wolford, analista no Center for Food Assistance and Nutrition, diz:

ANÚNCIO

Falso. Nutricionalmente, frutas e vegetais enlatados têm relativamente a mesma quantidade de nutrientes que os alimentos frescos. Mas os alimentos enlatados permitem que as pessoas tenham acesso a frutas e vegetais durante todo o ano e são geralmente mais acessíveis, mesmo fora da estação.”

“Para evitar o excesso de sal, escolha alimentos enlatados com teor reduzido de sódio ou enxágue-os em água para remover o excesso de sódio. Para evitar açúcar extra, enxágue as frutas enlatadas ou compre frutas embaladas em água ou suco próprio”.

Wendy J. Dahl, PhD e professora assistente do Departamento de Ciência Alimentar e Nutrição Humana da Universidade da Flórida, diz:

Falso. Frutas e vegetais congelados e enlatados tendem a ter os mesmos nutrientes que tinham quando eram frescos. Isso ocorre porque eles foram congelados ou enlatados algumas horas após a colheita.”

“Frutas e vegetais congelados e enlatados tendem a custar menos e ter uma vida útil muito mais longa do que os frescos e, como resultado, menos desperdício.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Best Food Facts

ANÚNCIO