Que o Croissaint e o Ratatouille vieram da França todo mundo já sabe. Mas aqui estão algumas invenções que você pode não saber que vieram originalmente de lá.
1. O apontador de lápis
Um matemático francês chamado Bernard Lassimonne passou por tantos lápis que eles ficaram cegos rápido demais, e ele odiava ter de amolá-los com uma faca. Então, em 1828, ele registrou uma patente francesa para o primeiro apontador de lápis.

Era um projeto rudimentar, e foi melhorado (e muito) em 1847 por outro inventor francês, Thierry des Estivaux. Seu apontador de lápis é o padrão desde então.
2. A câmera do telefone
Em 1997, ainda relativamente no início da revolução do celular, o celular mais popular do mercado na época era o Motorola Startac. Ele basicamente só fazia ligações e pronto.

Mas o empresário francês de software, Philippe Kahn, tinha um bebê a caminho e lamentou não ter como enviar instantaneamente fotos de seu recém-nascido – ele tem que tirar uma foto, imprimi-la e depois anexá-la em um email ou pelo correio.
Falando em fotos: Por que a maioria das imagens espaciais são tão coloridas?
Kahn queria criar uma “versão do século XXI de uma foto Polaroid”. Então, ele comprou uma das primeiras câmeras digitais – uma Casio QV-10, e inseriu o dispositivo de tomada de câmera nas entranhas de seu Startac. Isso que eu chamo de gambiarra.

Em 11 de junho de 1997, Kahn enviou uma foto de sua nova bebê, Sophie, para e-mails de amigos… com seu telefone. (A propósito, a palavra francesa para “selfies” é le selfie).
3. A maionese

Segundo a lenda, aquela gosma que você colocou no sanduíche foi supostamente inventada para comemorar uma vitória militar francesa em 1756.
O duque de Richelieu liderou as forças francesas para dominar Port Mahon na ilha espanhola de Minorca. O chef particular e muito exigente do duque preparou um banquete da vitória para o duque e seus associados, mas não conseguiu encontrar creme suficiente para o prato que queria fazer, então ele fez uma emulsão cremosa de óleo e ovos.

Como eles estavam em Port Mahon, ele o chamou de mahonnaise. Outros historiadores de alimentos sugerem que o condimento pode ter se originado na cidade francesa de Bayonne, onde era conhecido como bayonnaise.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press