Essas três coisas que você utiliza no cotidiano vieram da França e você nem sabia!

ANÚNCIO

Que o Croissaint e o Ratatouille vieram da França todo mundo já sabe. Mas aqui estão algumas invenções que você pode não saber que vieram originalmente de lá.

1. O apontador de lápis

Um matemático francês chamado Bernard Lassimonne passou por tantos lápis que eles ficaram cegos rápido demais, e ele odiava ter de amolá-los com uma faca. Então, em 1828, ele registrou uma patente francesa para o primeiro apontador de lápis.

ANÚNCIO
Who invented the pencil sharpener? – tHiNk TwIcE
Foto: (reprodução/internet)

Era um projeto rudimentar, e foi melhorado (e muito) em 1847 por outro inventor francês, Thierry des Estivaux. Seu apontador de lápis é o padrão desde então.

2. A câmera do telefone

Em 1997, ainda relativamente no início da revolução do celular, o celular mais popular do mercado na época era o Motorola Startac. Ele basicamente só fazia ligações e pronto.

Dez celulares que eram 'top de linha' quando você era criança | Listas |  TechTudo
Foto: (reprodução/internet)

Mas o empresário francês de software, Philippe Kahn, tinha um bebê a caminho e lamentou não ter como enviar instantaneamente fotos de seu recém-nascido – ele tem que tirar uma foto, imprimi-la e depois anexá-la em um email ou pelo correio.

ANÚNCIO

Falando em fotos: Por que a maioria das imagens espaciais são tão coloridas?

Kahn queria criar uma “versão do século XXI de uma foto Polaroid”. Então, ele comprou uma das primeiras câmeras digitais – uma Casio QV-10, e inseriu o dispositivo de tomada de câmera nas entranhas de seu Startac. Isso que eu chamo de gambiarra.

Primeiro celular com câmera do mundo foi 'gambiarra' feita há 20 anos -  TecMundo
Foto: (reprodução/internet)

Em 11 de junho de 1997, Kahn enviou uma foto de sua nova bebê, Sophie, para e-mails de amigos… com seu telefone. (A propósito, a palavra francesa para “selfies” é le selfie).

3. A maionese

Maionese: origem e história do molho mais consumido no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Segundo a lenda, aquela gosma que você colocou no sanduíche foi supostamente inventada para comemorar uma vitória militar francesa em 1756.

O duque de Richelieu liderou as forças francesas para dominar Port Mahon na ilha espanhola de Minorca. O chef particular e muito exigente do duque preparou um banquete da vitória para o duque e seus associados, mas não conseguiu encontrar creme suficiente para o prato que queria fazer, então ele fez uma emulsão cremosa de óleo e ovos.

A Origem da Maionese : A Origem das Coisas
Foto: (reprodução/internet)

Como eles estavam em Port Mahon, ele o chamou de mahonnaise. Outros historiadores de alimentos sugerem que o condimento pode ter se originado na cidade francesa de Bayonne, onde era conhecido como bayonnaise.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO