No filme de Greta Gerwig, Lady Bird (2017), personagem de Saoirse Ronan, Lady Bird, é polémica ao descobrir que ela tem sido elenco como “A Tempestade” no “A Tempestade” de William Shakespeare.
Enquanto Lady Bird considera o papel inventado um esquema embaraçosamente transparente para incluí-la na produção da escola, sua melhor amiga, Julie (Beanie Feldstein), vê de forma diferente. “É o papel titular!”, Julie grita.
Quer você pense ou não que “A Tempestade” deveria ser um personagem real, a declaração de Julie não está errada.
Como Shakespeare intitulou a peça depois da tempestade, “A Tempestade” é tecnicamente titular.
Embora essa parte específica não seja geralmente uma pessoa, muitos dos outros papéis titulares de Shakespeare realmente são – veja Hamlet, Otelo e Júlio César.
Titular
Essa definição de titular, como “de quem ou de quem um título ou nome é tirado”, de acordo com o Oxford English Dictionary, já existe há um bom tempo.
Na obra de Alban Butler, do século XVIII, As Vidas dos Pais, Mártires e Santos Principais, ele se refere repetidamente aos santos “titulares”e patronos após os quais certas igrejas foram nomeadas.
Embora Butler geralmente use titular para descrever a pessoa que dá nome a algo, também tem sido usado para descrever a própria coisa.
“Chegamos a Medina, a cidade titular do grande duque de Medina”, escreveu o jesuíta britânico William Atkins em meados de 1600. Em outras palavras, Medina é a cidade titular do duque – e o duque de Medina é o duque titular da cidade.
Epônimo
Hoje em dia, a situação com o mesmo nome é semelhante. Como Grammarphobia explica, o substantivo epônimo historicamente se refere a uma pessoa (ou personagem) que emprestou seu nome a algo.
O epônimo da Ford Motor Company, por exemplo, é Henry Ford. Lady Bird é a adolescente homônima do filme Lady Bird.
Mas com o tempo, o mesmo nome também passou a ser titular. Você pode chamar a Ford Motor Company de “o negócio homônimo de Henry Ford” ou mencionar que Lady Bird é uma personagem hilariante em seu filme homônimo.
Se você foi levado a acreditar que titular não é sinônimo de epônimo, provavelmente é porque titular tem mais de um significado.
Ainda sobre significados de palavras: Qual é a diferença entre um fato e um factoide?
Ter o prestígio, mas sem os deveres
A primeira definição do termo pelo Merriam-Webster é “ter o título e geralmente as honras pertencentes a um cargo ou dignidade sem os deveres, funções ou responsabilidades.”
Um CEO que sempre sai ganhando com o dinheiro da empresa, mas raramente aparece nas reuniões da empresa, pode ser considerado um CEO titular; basicamente, um CEO apenas no cargo.
Mas, como titular tem sido usado com tanta frequência (e por tanto tempo) no sentido que discutimos antes, sinta-se à vontade para mencioná-lo sempre que seu melhor amigo for escalado como o personagem homônimo – inventado ou não – na peça da escola.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss