Entenda a ligação entre demência e depressão em parceiros cuidadores

ANÚNCIO

Os cuidadores principais de pessoas com demência geralmente são membros da família, e, na maioria das vezes, parceiros. Um estudo recente mostra como a demência também pode afetar a saúde deles.

Publicado no Journal of Gerontology, o estudo descobriu que cônjuges ou parceiros de pessoas com Alzheimer ou demência recém-diagnosticados têm 30% mais probabilidade de desenvolver sintomas depressivos em comparação com adultos mais velhos que não têm parceiros com Alzheimer ou demência.

ANÚNCIO

Leia também: Conheça o estudo que mostra como mulheres são mais resilientes ao Alzheimer

Depressão em idosos: causas e dicas para prevenir - Grupo Conviva
Foto: (reprodução/internet)

É preocupante que esses sintomas persistam por um longo período de tempo. A depressão em parceiros não é incomum após o diagnóstico de uma doença crônica como o câncer.

Geralmente diminui com o tempo, mas, no caso da demência, esses sintomas persistiram por um longo período. Os resultados são baseados no Estudo de Saúde e Aposentadoria. Os dados foram coletados de 16.650 idosos.

Isso incluiu pessoas sem um parceiro com diagnóstico de demência, bem como aquelas com o diagnóstico. A última categoria incluiu pessoas cujos parceiros foram diagnosticados nos últimos 2 anos e antes disso.

ANÚNCIO

A equipe examinou os sintomas depressivos durante um período de tempo, dando atenção a todos os sintomas relatados em vez de se concentrar apenas na depressão maior.

Em média, os adultos mais velhos sem um parceiro com diagnóstico de demência relataram 1,2 sintomas depressivos. Aqueles que tiveram parceiros com diagnóstico de demência nos últimos dois anos relataram 0,31 sintomas adicionais, o que foi um aumento de 27%.

Esses sintomas aumentaram ainda mais em 0,38 naqueles com parceiros diagnosticados com demência por mais de dois anos. Este foi um aumento de 33%.

Dados os números elevados e os sintomas depressivos persistentes, os pesquisadores aconselharam buscar apoio desde o estágio inicial.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO