Agora vamos a curiosidades sobre aquele orbe amarelo brilhante no céu. Como diriam os Beatles: Here comes the sun!
A TEMPERATURA DO SOL
Em média, o sol queima a cerca de 5,537 ºC. Mas isso é apenas superficial.
O NÚCLEO DO SOL
O núcleo do Sol é como uma fornalha, criando calor, luz e energia pela fusão constante de átomos de hidrogênio e hélio, o que ocorre a uma temperatura de cerca de 15 milhões de graus Celsius.
CAMADAS DE PLASMA
Ao redor desse núcleo estão várias camadas grossas de plasma que não são tão quentes quanto o núcleo, mas ainda assim atingem a temperatura de 12,6 milhões de graus.
MUITO QUENTE PARA UMA MISSÃO TRIPULADA
Obviamente, essas temperaturas impedem uma missão tripulada ao sol – os humanos tendem a se sentir desconfortáveis a uma temperatura relativamente fria de 38 °C.
Um traje espacial de proteção padrão criado para astronautas protege até apenas cerca de 121 °C e uma nave da NASA pode sustentar temperaturas de até 2760 °C.
À medida que fica mais quente quanto mais perto se chega do sol, isso significa que uma espaçonave com pessoas poderia chegar a mais de 2 milhões de quilômetros do sol antes de queimar.
Leia também: Você sabe por que vemos pontinhos pretos depois de olhar para o sol?
O TAMANHO DO SOL
Ele representa 99,86% de toda a massa do sistema solar. Dito de outra forma, é mais de 100 vezes maior que a Terra e 330.000 vezes mais volumoso.
NÃO É AMARELO NEM BRANCO.
Fato quente vindo em sua direção: o sol não é amarelo, nem mesmo branco. Na verdade, todas as cores são misturadas ao mesmo tempo, mas nossos minúsculos cérebros humanos o processam como um branco-amarelado.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press