Conheça o incrível mapa interativo que mostra quais dinossauros perambulavam pelo seu bairro há milhões de anos

ANÚNCIO
Is this midtown Manhattan?
Foto: (reprodução/internet)

Embora a maioria de nós saiba que todos os tipos de criaturas pré-históricas já habitaram a Terra, você pode não perceber quais costumavam vagar pela sua cidade em particular. Graças a este mapa interativo, você pode descobrir facilmente.

Digite o nome da sua cidade e você o verá plotado no globo, junto com uma lista de espécies cujos fósseis foram descobertos nas proximidades. Se você clicar no nome de uma espécie, uma nova página da web será aberta com detalhes, imagens e um mapa que mostra onde mais aquela espécie viveu.

ANÚNCIO

Omaha, Nebraska, por exemplo, já foi o lar do pteranodonte, do trinacromero e do mosassauro. Esses dois últimos são répteis marinhos, o que significa que Nebraska costumava ficar debaixo d’água – o que o globo também mostrará.

Leia também: Quantos bilhões de anos o Universo tem?

Além de pesquisar por cidade, você também pode ver a aparência da Terra durante um período específico, escolhendo uma opção no menu suspenso na parte superior. As opções variam de 750 milhões de anos atrás – o período criogeniano, quando as geleiras abundavam – até 0 milhão de anos atrás, que é a Terra como a conhecemos hoje.

Conheça o incrível mapa interativo que mostra quais dinossauros perambulavam pelo seu bairro há milhões de anos
Foto: (reprodução/internet)

Usando um menu suspenso diferente à direita, você pode visualizar a Terra durante seus muitos “primeiros” notáveis, incluindo “primeiras plantas terrestres”, “primeiros dinossauros “, “primeiros primatas” e muito mais.

ANÚNCIO

Como relata a CNN, o mapa foi criado pelo paleontólogo Ian Webster, da Califórnia, que acrescentou a um modelo existente que mapeou placas tectônicas e usou dados adicionais de GPlates, outra peça de software de placas tectônicas.

O objetivo é despertar o fascínio e, com sorte, o respeito pelos cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e seu passado”, disse Webster à CNN.

Ela continua: “Também contém surpresas divertidas. Por exemplo: como os EUA costumavam ser divididos por um mar raso, os Apalaches costumavam ser montanhas muito altas comparáveis ​​ao Himalaia, e a Flórida costumava ser submersa. ”

Você pode encontrar outras surpresas divertidas explorando o mapa por conta própria aqui neste link. O mapa está em inglês, mas você pode usar uma extensão do Google tradutor para o Chrome. Para obter a melhor experiência, você pode acessar o site de um computador desktop ou tablet em vez de um smartphone.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO