Descubra como explorar duas das casas escavadas de Pompeia neste tour virtual

Uma foto das ruínas de Pompeia de novembro de 2019.
Foto: (reprodução/internet)

Já se passaram quase 2.000 anos desde a erupção do Monte Vesúvio dizimou Pompeia em 79 d.C., e os arqueólogos ainda estão descobrindo segredos sobre a vida na antiga cidade romana.

Como relata o Smithsonian, eles escavaram recentemente duas casas em Regio V, uma área de 54 acres ao norte do Parque Arqueológico de Pompéia.

E você pode ver as descobertas por si mesmo em um tour virtual publicado pelo Ministério Italiano de Patrimônio Cultural e Atividades.

O vídeo de 7,5 minutos inclui imagens de drones das casas e ruínas circundantes, juntamente com comentários do diretor do parque Massimo Osanna que explica exatamente o que você está olhando e que tipos de pessoas viveram lá.

As casas, ambas residências particulares modestas que provavelmente abrigavam famílias de classe média, fazem fronteira com o Vicolo dei Balconi, ou “Beco das Varandas”.

Casa com o jardim

O primeiro é apropriadamente chamado de “Casa com o jardim” porque os escavadores descobriram que uma de suas salas maiores era, na verdade, um jardim.

Escavadeiras localizaram os contornos dos canteiros de flores e até fizeram moldes de raízes de plantas, que os paleobotânicos usarão para tentar identificar o que ali cresceu.

Além do jardim e pinturas vibrantes que apresentam divindades antigas clássicas como Vênus, Adônis e Hércules, a “Casa com o jardim” também preservou os restos mortais de seus ocupantes: 11 vítimas, a maioria mulheres e crianças, que provavelmente se abrigaram dentro de casa enquanto os homens procuravam um meio de escapar.

Leia também: Uma vila medieval está submersa há décadas, mas pode estar pronta para ressurgir em 2021: entenda

Casa de Orion

Do outro lado da rua está a “Casa de Orion”, que leva o nome de dois mosaicos que retratam a história de Orion, um caçador da mitologia grega que os deuses transformaram na constelação que leva seu nome hoje.

“O dono da casa deve ter ficado muito atraído por esse mito, considerando que ele se apresenta em duas salas diferentes, nas quais são retratadas duas cenas diferentes do mito”, diz Osanna. “É uma pequena casa que se revelou um extraordinário baú de arte.”

Para ver como seriam as casas de Pompeia antes do Monte Vesúvio ter seu ataque de fogo, confira esta reconstrução em 3D.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss