A canja de galinha pode mesmo curar um resfriado?

ANÚNCIO

Com a temporada de resfriados e gripes em alta velocidade, muitos de nós estamos buscando uma receita de canja de galinha. Mas isso realmente ajudará? Queríamos chegar ao fundo da velha questão para entender se essa comida tradicional é realmente potente contra um resfriado.

Resfriado, gripe e H1N1: qual a diferença? | Einstein e sua saúde | G1
Foto: (reprodução/internet)

Numerosos estudos foram realizados sobre o assunto – a eficácia da canja de galinha para ajudar a limpar narizes entupidos, o efeito do zinco na duração de um resfriado, as propriedades anti-inflamatórias dela para amenizar os desconfortos do resfriado – mas nenhum provou completamente se aquela sopinha vai curar o que te aflige.

ANÚNCIO

Para ajudar a decidir se a canja de galinha é o alimento perfeito para essa situação, procuramos Wendy Dahl, Professora Assistente de Ciência Alimentar e Nutrição Humana da Universidade da Flórida. Veja a entrevista a seguir.

Existem propriedades curativas conhecidas na canja de galinha que podem nos livrar do resfriado? Se sim, quais são eles?

Dr. Dahl:

“Existe uma substância importante na canja de galinha. Descobriu-se que a sopa de galinha inibe o movimento dos neutrófilos, uma forma de glóbulo branco que inicia a resposta inflamatória, que reduz os sintomas de resfriado das vias respiratórias superiores.”

ANÚNCIO

Ele continua: “Essa inibição resulta em menos dores de garganta e diminui a produção de catarro. Além disso, a congestão nasal é amenizada pela redução na inflamação das células nas passagens nasais.”

Em sua opinião, por que as pessoas acreditam que essa canja pode erradicar um resfriado?

Dr. Dahl:

”É provavel que as pessoas acreditem nisso porque talvez seja o que a família e os amigos lhes disseram. A maioria das pessoas quer acreditar que há algo de positivo que possa ser feito para ajudá-las a se sentirem melhor.

Ela finaliza: “a canja de galinha só pode aliviar os desconfortos do resfriado, não erradicá-lo em si.”

Canja de Galinha Nutritiva | Receitas Nestlé
Foto: (reprodução/internet)

Mesmo assim, se tomar a canja de galinha te faz sentir melhor, vá em frente!

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Best Food Facts

ANÚNCIO