Os cães podem cheirar emoções humanas?

ANÚNCIO

Narizes de cachorro são maravilhosos. Seu olfato aguçado permite que sejam treinados para detectar bombas e drogas e encontrar sobreviventes de um terremoto.

Mas também os torna sintonizados com as emoções humanas, fortalecendo o vínculo entre o cão e o dono e ajudando-os a servir como companheiros terapêuticos para quem está sofrendo.

ANÚNCIO

UM NARIZ DE DUAS METADES

Orientações sobre como desentupir o nariz de um cão - Clube para Cachorros
Foto: (reprodução/internet)

Os cães têm um sistema nasal único. Ao contrário de nossos narizes bastante básicos, em que a inspiração e a expiração ocorrem pela mesma parte das narinas, os narizes dos cães têm uma fenda inteligente nas laterais, por onde o ar sai.

Isso significa que eles podem aumentar a concentração de um cheiro específico atraindo mais moléculas de odor para o nariz mais rapidamente. Dentro do nariz, há duas áreas distintas – uma para respirar e outra para cheirar.

A região olfativa do cão conta com centenas de milhões de células olfativas. Essas células ajudam a enviar sinais elétricos ao cérebro.

ANÚNCIO

SENTIDO DE OLFATO

Por que cheirar rabo de cachorros é algo normal entre os pets? - Comportamento - iG
Foto: (reprodução/internet)

Pode-se dizer que os cães são programados para cheirar. A porção do cérebro canino dedicada ao olfato é significativamente maior do que a área relativa usada no cérebro humano.

Leia também: Por que os cães lambem nosso rosto?

A área da superfície úmida e esponjosa do nariz funciona para atrair as moléculas de ar. Isso, combinado com o fato de que os cães podem cheirar pelas duas narinas separadamente, ajudando-os a determinar a direção de onde vem o cheiro.

Esse nariz épico pode detectar e interpretar odores em concentrações 100 milhões de vezes menores do que um humano.

E QUANTO AOS HORMÔNIOS?

Além de suas habilidades super-sensíveis de cheirar, os cães são dotados de um órgão particularmente astuto, que fica acima do céu da boca. Também é conhecido como órgão de Jacobson, em homenagem a quem o descobriu, o anatomista Ludvig Levin Jacobson.

Sua função principal é detectar feromônios – compostos químicos, muitas vezes sem qualquer odor perceptível, que transmitem sinais entre organismos da mesma espécie. Eles ajudam os cães a identificar parceiros potenciais e ameaças hostis de outros animais.

Estudos têm mostrado que os cães também podem captar feromônios de outros animais, incluindo os de humanos. Esses cheiros de feromônios podem ajudar um cão a detectar o sexo e a idade de uma pessoa e se uma mulher está grávida.

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?
Foto: (reprodução/internet)

Infelizmente, a pesquisa sobre feromônios humanos é muito insuficiente. Por exemplo, embora os cientistas tenham sido capazes de identificar dois feromônios, androstenona e androstenol, que atraem machos fêmeas férteis, eles não foram capazes de isolar um equivalente humano.

Há evidências significativas de estudos, como bebês sendo capazes de sentir o cheiro do leite materno e adultos sendo capazes de determinar se uma pessoa está ansiosa ou não pelo cheiro de seu suor, que mostra que nossos feromônios emitem sinais, mas aparentemente os cães são muito mais hábeis em lê-los do que nós.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO