Descubra como atos aleatórios de bondade podem melhorar sua saúde

ANÚNCIO
Gentileza, gera gentileza! - Bem-estar - Londrinando
Foto: (reprodução/internet)

Bondade e compaixão são características comportamentais frequentemente associadas a sentimentos positivos. Embora existam estudos que apoiam essa associação por meio de vários links específicos, nem todos os estudos têm sido capazes de apoiar uma conexão contínua.

Um novo estudo sugere que fatores como idade, sexo e também o tipo de atividade pró-sociabilidade realizada afetam o tipo de benefícios que o doador experimenta.

ANÚNCIO
Gentileza, qualidade em extinção
Foto: (reprodução/internet)

Vários estudos sobre o assunto encontraram evidências em vários graus de força para sugerir que o comportamento benevolente e / ou compassivo resulta em melhor saúde, mental e física, para o doador.A kid showing a random act of kindness by sharing flowers with a grown up lady

No entanto, isso não pode ser dito de todos os estudos. A nova meta-análise descobriu que o comportamentos aleatórios e não planejados em prol da sociabilidade, ou ‘atos aleatórios de bondade’, são mais eficazes do que os formais ou planejados.

Em outras palavras, ajudar alguém que você encontra traz mais benefícios para a saúde do que as atividades de voluntariado planejadas. O efeito, sugere a pesquisa, pode ser devido à natureza casual e não monótona do primeiro, o que também ajuda na formação de conexões sociais.

ANÚNCIO
30 Atos de gentileza mostrando que o mundo pode ser melhor, se você quiser
Foto: (reprodução/internet)

“O comportamento pró-sociabilidade – altruísmo, cooperação, confiança e compaixão – são todos os ingredientes necessários para uma sociedade harmoniosa e que funcione bem”, disse o autor principal Bryant PH Hui, professor assistente de pesquisa da Universidade de Hong Kong.

“Faz parte da cultura compartilhada da humanidade, e nossa análise mostra que também contribui para a saúde mental e física.”

Além disso, o estudo sugeriu ligações mais fortes entre a gentileza e o bem-estar eudaimônico em comparação com a gentileza e o bem-estar hedônico.

O bem-estar eudaimônico se refere aos fatores que determinam o sentido da vida de um indivíduo ou a realização de seu potencial. O bem-estar hedônico, por outro lado, refere-se à felicidade no momento.

humanity Archives - Just something (creative)
Foto: (reprodução/internet)

O estudo também descobriu que, por meio da gentileza, os jovens experimentaram mais bem-estar geral, enquanto os adultos mais velhos encontraram melhores efeitos físicos.

As mulheres experimentaram mais efeitos positivos por meio de ações em prol da sociabilidade do que os homens. Ao que as evidências indicam, isso se deve ao sentimento de cumprimento das expectativas sociais de que as mulheres são mais gentis e generosas.

(Os resultados deste estudo foram publicados no jornal Psychological Bulletin)

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO