Existem certos lugares que você ouve mencionados nas notícias ou lê em revistas e que não são exatamente países – são mais como regiões ou “distinções geográficas”. Mas onde eles estão? Aqui estão eles.
1. Ibéria
A península no extremo oeste da Europa ocupada pela Espanha e Portugal. O nome foi derivado de Iber, o nome grego para o rio que atravessa a península.
2. Ásia menor
Península no oeste da Ásia, limitada pelo Mar Negro ao norte e pelo Mar Mediterrâneo ao sul.
Toda a massa de terra é ocupada pela Turquia. Ela recebe esse nome pelo fato de ser uma pequena parte da Ásia que conecta o continente à Europa.
3. África subsaariana
O deserto do Saara se estende por todo o terço norte da África, passando pela Argélia, Líbia, Egito, Sudão, Níger, Chade, Mauritânia, Mali, Marrocos e Tunísia.
Essas nações, algumas das quais têm economias baseadas no petróleo, são compostas em grande parte por povos árabes muçulmanos.
Nações ao sul do deserto, na África Subsaariana (“abaixo do Saara”), são habitadas principalmente por pessoas não árabes. O clima é muito mais quente e há pouco petróleo.
Não perca a próxima parte: Conheça 5 das principais regiões geográficas do mundo, parte 2
4. Crescente Fértil
Cunhado por volta de 1900 pelo arqueólogo americano James Henry Breasted, o termo se refere à área em forma de meia-lua que se estende pela Síria, Israel, Jordânia, Líbano e Iraque.
Ela abrange a antiga Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, conhecida como “o berço da civilização”.
5. Países Bálticos
As três ex-repúblicas soviéticas mais ocidentais: Letônia, Lituânia e Estônia. Essas nações do Leste Europeu fazem fronteira com o Mar Báltico e, com exceção da proximidade geográfica, têm pouco em comum.
Letões e lituanos falam línguas semelhantes, mas os estonianos usam uma língua semelhante ao finlandês.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press