Arqueólogos descobrem o pátio de torneio onde Henrique VIII teve seu acidente histórico

National Trust, Wikimedia Commons // Public Domain
Foto: (reprodução/internet)

Henrique VIII pode nunca ter ganhado sua reputação de tirano mal-educado se não fosse pelos ferimentos que sofreu aos 44 anos.

Agora, como relata o Live Science, os arqueólogos descobriram o infame pátio de justa onde ocorreu aquele acidente que mudou a história.

Tudo começou em uma competição de cavalaria

Justa é uma competição esportiva medieval em que dois oponentes a cavalo, normalmente cavaleiros, lutam com lanças.

Antes da decapitação de Ana Bolena – sua segunda de seis esposas – o rei Henrique VIII era considerado um líder gentil e gregário por aqueles que o conheciam.

O ponto em que as descrições dele mudaram de tom coincidiu com uma queda que ele teve em 24 de janeiro de 1536.

Enquanto lutava no palácio de Greenwich, Henry foi arremessado de seu cavalo blindado e ainda mais ferido quando seu corcel caiu em cima dele. O incidente fez com que ele perdesse a consciência por duas horas e quase lhe custou a vida.

Lesão cerebral e mudança de personalidade

Embora nunca tenha sido diagnosticado, alguns especialistas acreditam que Henrique VIII sofreu uma lesão cerebral naquele dia que alterou sua personalidade. A partir daí, ele foi caracterizado como irritável e cruel.

Ele sentia dores constantes de enxaqueca e uma perna ulcerada, o que também poderia explicar a mudança de humor. A (às vezes violenta) dissolução da maioria de seus casamentos ocorreu após o acidente.

As ruínas do pátio do torneio onde ocorreu aquele incidente fatídico, estão localizadas a 1,5 metros abaixo do Patrimônio Mundial Marítimo de Greenwich, o antigo local do Palácio de Greenwich.

Depois de cair em ruínas, o palácio foi demolido por Carlos II, e a localização exata do pátio foi esquecida.

Por falar em reis: O Castelo de Drum, na Escócia, escondia duas câmaras secretas com algo inusitado dentro: descubra aqui

O trabalho dos arqueólogos ainda não acabou

Uma equipe de arqueólogos liderada por Simon Withers, da Universidade de Greenwich, usou radar de penetração no solo para localizar os restos enterrados no solo no início deste ano.

Os prêmios foram as pegadas de duas torres octogonais. Os arqueólogos dizem que provavelmente essas foram as bases das arquibancadas, onde os espectadores assistiam a partidas dos torneios.

Isso colocaria o pátio histórico a cerca de 100 metros a leste de onde originalmente se pensava estar situado.

As varreduras de radar forneceram uma amostra do que está abaixo do Patrimônio Mundial Marítimo de Greenwich, mas para saber mais, os arqueólogos precisarão sujar as mãos. O próximo passo será escavar o local para ver melhor as ruínas.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss