Por que caviar, açafrão e carne seca são tão caros?

ANÚNCIO

É difícil aproveitar as coisas boas da vida quando as coisas boas são tão caras. Vamos pular o caviar e ficar com o nosso bom e velho charque. Espere, isso é caro também? O que está acontecendo aqui?

Por que o caviar é tão caro?

Você sabe o que é caviar?
Foto: (reprodução/internet)

Os pequenos ovos pretos, que tradicionalmente são as ovas curadas com sal do esturjão, podem custar até 300 dólares. Outras pastas de ovo de peixe rotuladas de caviar podem ser mais baratas, mas não são necessariamente ovos de esturjão.

ANÚNCIO

Apenas o caviar que veio de um esturjão pode ser corretamente rotulado como “caviar”. E o melhor caviar, historicamente, vem do esturjão beluga, encontrado apenas no Mar Negro e no Mar Cáspio.

A ova é colhida do esturjão que atingiu a maturidade e tamanho adulto. É tão caro porque esses peixes gigantescos não são apenas raros, mas difíceis de pegar. Eles também estão em perigo de extinção, o que aumenta um pouco o preço.

Por que o açafrão é tão caro?

Açafrão: conheça sua origem, saiba os benefícios e aprenda receitas com a especiaria - Casa e Jardim | Ingredientes
Foto: (reprodução/internet)

Em suma, essa especiaria, usada em pratos espanhóis e do Oriente Médio, é cara porque rara. A parte utilizável, ou o fio de açafrão, é uma pequena parte da flor roxa do açafrão.

ANÚNCIO

Esses pequenos fios são o estigma arrancado da ponta da pistola vermelha, os órgãos sexuais femininos da planta.

Leia também: O que são e quais os benefícios dos Cogumelos Ostra Rosa ou Shimeji salmão

Cada flor de açafrão contém no máximo três fios. Resultado: são necessárias cerca de 75.000 flores de açafrão para produzir meio quilo de fios de açafrão.

Por que a carne seca/charque é tão cara?

Como fazer Charque e Carne de Sol – charcutaria.org
Foto: (reprodução/internet)

Bons pedaços de carne são usados ​​para fazer o charque, que perde quase dois terços de seu peso quando desidratado.

De repente, 350 gramas de bife se transformam em apenas algumas gramas de carne bovina. Considerando os custos de mão-de-obra e produção, o preço ainda é consistente com a carne fresca regular.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO